São Paulo – Uma ação de fomento a exportações que o Projeto Halal do Brasil fará na próxima semana vai envolver uma série de estados brasileiros, privilegiando a diversidade regional do País, um dos nortes atuais do trabalho da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), instituições que levam adiante a iniciativa.
O Halal do Brasil promove de 05 a 10 de agosto um projeto comprador, trazendo ao País 12 importadores de 10 nações árabes e asiáticas para negociar com fornecedores brasileiros de alimentos de valor agregado. Seminários e rodadas vão se dar nos três primeiros dias (05 a 07) em São Paulo e haverá agenda nos demais dias no Paraná, Goiás e Minas Gerais para que importadores conheçam as potencialidades locais.
A diversidade regional vai permear toda a programação. Nas rodadas de negócios na capital paulista participam 44 empresas brasileiras de 11 estados mais o Distrito Federal. Os estados com maior número de inscritos, Paraná, Goiás e Minas Gerais, terão espaço de apresentação na abertura das rodadas, assim como o Rio Grande do Sul, em função da recuperação econômica que o estado demanda pós tragédia climática.
Nos dias seguintes, em 08 e 09 de agosto, os importadores participantes vão ser divididos em três grupos para visitar Paraná, Goiás e Minas Gerais, culminando com uma agenda coletiva em 10 de agosto na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu. A ideia é que os compradores conheçam a infraestrutura, a economia, o desenvolvimento, a competitividade e os laços internacionais dos estados com os quais negociam. As ações relativas aos estados são executadas em parceria com órgãos do governo e do setor privado local.
“Percebemos que há uma certa miopia quando os empresários estrangeiros olham para o Brasil”, diz a diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, complementando que essa visão é muito restrita a São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde há maior concentração de exportadores de produtos acabados, e que é preciso mostrar aos importadores a riqueza diversa da pauta dos produtos que eles compram ou podem comprar e os locais onde as matérias-primas nascem no País. “Queremos que eles entendam a complexidade que é o Brasil, um país continental”, afirma Baltazar.
Importadores
Participam do projeto comprador importadores dos Emirados Árabes Unidos, Líbano, Malásia, Tunísia, Omã, Kuwait, Egito, Catar, Jordânia e Arábia Saudita. As empresas brasileiras que se inscreveram para reuniões de negócios com eles são do Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará e Distrito Federal.
Além de apresentar a diversidade regional brasileira, outro foco deste projeto comprador é a participação das mulheres, também seguindo estratégias da Câmara Árabe e da ApexBrasil. Haverá presença feminina entre os importadores e a temática do seminário que abre a agenda, no dia 05 de agosto, é o protagonismo das mulheres nas tomadas de decisões empresariais e nos negócios internacionais.
Projeto Halal do Brasil
O Projeto Halal do Brasil tem como foco promover a maior presença de empresas brasileiras fornecedoras de alimentos de valor agregado em mercados muçulmanos. Os produtos são considerados halal quando são produzidos segundo as regras do Islã e são, portanto, adequados para o consumo de seguidores dessa religião. Lançado no final de 2022 e previsto para durar três anos, o projeto engloba ações de sensibilização, qualificação, certificação e promoção comercial.
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