São Paulo – A Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) anunciou nesta terça-feira (30) a realização da mostra de cinema “Olhares sobre o Refúgio” a partir da próxima quinta-feira (01/06) com produções sobre o tema inéditas no Brasil. A programação ocorrerá em cinco capitais ao longo de junho.
Os filmes de diretores brasileiros e estrangeiros serão exibidos primeiro em Curitiba, depois em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. De acordo com informações do Acnur, as produções mostram “os dilemas, dificuldades e conquistas de refugiados em diferentes partes do mundo”. A entrada em todas as sessões é franca.
O documentário “Bem-vindo ao Canadá”, de 2016, abre a mostra no dia 01, na capital paranaense, e conta a história de um refugiado sírio que vive no país da América do Norte e ajuda outras pessoas na mesma situação a reconstruírem suas vidas.
Outros filmes da mostra são “Exodus: de onde eu vim não existe mais” (Brasil e Alemanha, 2016), “Estou com a Noiva” (Itália e Palestina, 2014), a “Casa de Lúcia” (Brasil, 2017) e “Era o Hotel Cambridge” (Brasil, 2017). Este último já foi exibido em circuito comercial.
Em São Paulo serão exibidas também as produções “O Pacote Completo” (Alemanha, 2014) e “Terra Firme” (França e Itália, 2011), e haverá ainda exposição de obras da artista multimídia Sonia Guggisberg.
A mostra comemora antecipadamente o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, segundo o Acnur, mas outras atividades serão realizadas para marcar a data, como seminários, exposições, divulgação de dados sobre refugiados e feiras culturais e gastronômicas.
Vivem atualmente no Brasil cerca de 10 mil pessoas em situação de refúgio, principalmente da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo, de acordo com o Acnur.
Clique aqui para ver a programação completa da mostra e as sinopses dos filmes.


