São Paulo – A Acelen, empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e criada pela Mubadala Capital, pretende investir mais de R$ 12 bilhões no Brasil nos próximos dez anos para produzir combustíveis renováveis. Um memorando de entendimento sobre o assunto foi assinado neste sábado (15) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país.
A Mubadala Capital é subsidiária da Mubadala Investment Company, que tem sede em Abu Dhabi. Na presença de Lula e do presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), firmou o memorando com o CEO e diretor-executivo da Mubadala Investment Company, Khaldoon Khalifa Al Mubarak (foto acima). A Refinaria de Mataripe fica na Bahia.
Segundo a Acelen, a expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano, contribuir para geração de 90 mil postos de trabalho diretos e indiretos e reduzir em até 80% as emissões de CO2 com a substituição do combustível fóssil, o que tornará a empresa uma das maiores produtoras de combustíveis renováveis do mundo.
O investimento deve viabilizar a produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável, produzidos por meio do hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal. A previsão é que a empresa inicie a produção no primeiro trimestre de 2026. O projeto foi estruturado para ter total sinergia com a refinaria de Mataripe, aproveitando a infraestrutura existente de utilidades, tancagem e logística.