Da redação
São Paulo – O Ministério de Relações Exteriores informou em nota que o acordo de Previdência Social que está sendo negociado entre Brasil e Líbano deve ser concluído "ainda neste ano". "(O acordo trará) potenciais benefícios para as expressivas comunidades de cidadãos e descendentes do Líbano no Brasil e do Brasil no Líbano", diz a nota.
O acordo é outra conseqüência da visita do presidente libanês, Émile Lahoud, ao Brasil na semana passada. Também foi anunciada a realização da primeira reunião da Comissão Bilateral de Cooperação de Alto Nível, que ocorrerá em setembro deste ano, de acordo com o Itamaraty. A comissão tem o objetivo de "aprofundar as relações líbano-brasileiras" ao promover "encontros regulares entre autoridades de ambos os países", informa a nota.
Durante a visita, também foi confirmado o encontro entre técnicos brasileiros e libaneses em Beirute, nos dias 4 e 5 de março, para discutir os detalhes da possível reabertura de um vôo direto entre Brasil e Líbano.
Foram assinados ainda acordos comerciais e de energia elétrica e começa a ser negociado um tratado na área médica, comandado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
Lahoud chegou ao Brasil em 16 de fevereiro. No dia seguinte, teve reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na mesma semana, também encontrou-se com o governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, e com a governadora Rosinha Garotinho, no Rio de Janeiro. Ele voltou ao Líbano na última segunda-feira (23).

