São Paulo – A rede de postos de combustíveis ADNOC Distribution, dos Emirados Árabes Unidos, lançou um tipo de varejo de última geração, que usa inteligência artificial, em suas unidades de abastecimento. São lojas de conveniência chamadas ADNOC Oasis, totalmente autônomas, sem necessidade de contato humano para comprar e sem caixas de pagamento. A informação foi publicada na agência de notícias Emirates News Agency (WAM).
Diferentes de outros terminais de autoatendimento, não é preciso escanear os itens que serão comprados. Basta entrar na unidade com um cartão do banco, identidade dos Emirados ou escaneando um código QR, pegar os produtos dos quais precisa e sair. O pagamento é efetuado após a saída do cliente da loja, através do cartão bancário ou aplicativo, O pagamento é efetuado após a saída do cliente da loja, seja através da aplicação ou do cartão bancário utilizado para entrar na loja, com todos os dados da compra guardados na aplicação ou através de recibo eletrônico.
Enquanto outras tecnologias usam apenas câmeras, essa utiliza também sensores de peso nas prateleiras, permitindo rastreamento mais preciso. Os clientes também poderão fazer compras em grupo usando um único código QR para a entrada. Depois que os membros entraram na loja, eles serão rastreados conjuntamente e todos os itens retirados das prateleiras por qualquer pessoa do grupo serão adicionados a uma única cesta virtual.
As prateleiras das lojas estão equipadas com um telão eletrônico que exibe preço e promoções em vigor. As ofertas e promoções também são adicionadas e atualizadas em tempo real. Além de lanches e outros produtos essenciais, as lojas ADNOC também vendem café fresco e comida. A primeira loja de nova geração foi aberta no Complexo de Energia Sheikh Khalifa da ADNOC, onde os funcionários têm acesso exclusivo para experimentar a loja, antes que o novo conceito seja amplamente implantado nos Emirados Árabes Unidos.
O CEO da ADNOC Distribution, Bader Saeed Al Lamki, disse que a loja foi configurada para revolucionar a forma de fazer compras e que isso foi uma evolução natural no consumo como resultado da pandemia de covid-19. “Torna a experiência mais fácil, rápida e conveniente do que nunca”, disse, sobre o novo conceito da ADNOC Oasis. O fato de não ser uma loja “tripulada” é parte essencial da estratégia, de acordo com o executivo.