São Paulo – A Steviafarma Industrial S.A., fábrica paranaense de adoçante natural feito com a planta de stevia, começou a exportar para o Oriente Médio no ano passado. De acordo com o diretor geral da empresa, Airton Goto, a empresa tem distribuição em todo o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait, Omã e Emirados Árabes Unidos, além do Egito, no Norte da África.
A Steviafarma não divulga dados de produção e exportação, mas de acordo com Goto, vende no mercado externo há mais de dez anos e pretende fazer com que os clientes internacionais respondam por 50% do faturamento futuramente. Os mercados no exterior são desde Estados Unidos, o mais antigo, até países da América Latina e Europa, além dos árabes. De acordo com o diretor geral, a empresa está investindo em exportação. “É um produto que tem demanda”, afirma.
A União Europeia, por exemplo, aprovou recentemente a comercialização de adoçante de stevia em seus países, o que acabou colocando o produto em evidência também em outras partes do mundo. De acordo com Goto, o fato de a Steviafarma ser uma empresa com longevidade no ramo – existe desde 1988 – acaba atraindo importadores. Desta maneira foi que muitos contatos para exportação, inclusive do mundo árabe, chegaram à companhia.
No exterior, a Steviafarma enfrenta a concorrência dos chineses. “Mas eles não produzem com a mesma qualidade que nós”, afirma Goto. A Steviafarma fabrica o adoçante tanto líquido quanto em pó e vende nas duas modalidades para o exterior. Para o Oriente Médio, a maior procura é pelo produto em pó. Os rótulos dos adoçantes que vão para a região estão em árabe e em inglês, conta o diretor geral. Segundo ele, a empresa não tem um mercado predominante e as exportações estão atualmente muito pulverizadas em termos de destinos.
A Steviafarma vende adoçante líquido e em pó. Toda a produção sai da unidade industrial da empresa, que fica em uma área de 26 mil metros quadrados, em Maringá, interior do Paraná. O quadro de pessoal é de 50 funcionários e a stevia que abastece a fábrica é cultivada em uma área da própria companhia.
A empresa foi fundada por um grupo de empresários que resolveram comprar da Universidade Estadual de Maringá a patente para exploração do adoçante de stevia. A instituição, liderada pelo bioquímico Mauro Alvarez, desenvolvia pesquisas na área, relacionadas à segurança do produto e tecnologias que permitiram a exploração comercial do esteviosídio, edulcorante extraído da stevia.
O adoçante de stevia é o único natural que há no mercado, já que os demais são sintéticos. Os produtos não levam componentes artificiais como sucralose, sacarina, ciclamato, aspartame, entre outros. A stevia é uma planta originária da fronteira do Brasil com o Paraguai e já era utilizada pelos índios tupis guaranis para adoçar preparações medicinais. A principal marca dos produtos da Steviafarma é a Stevita, mas a empresa lançou recentemente as linhas Fit e Dolce Vita.
Contato
Steviafarma Industrial S.A
Site: www.stevita.com.br
Telefone: +55 (44) 2101-4335

