São Paulo – O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, vai presidir uma missão empresarial organizada pela Federação das Indústrias do Estado (Fiemg) a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no período de 07 a 12 de outubro. O objetivo da viagem é mostrar aos empresários árabes as oportunidades de investimentos no estado. O presidente da Fiemg, Robson Andrade, também estará na delegação.
Atualmente, Aécio está na Califórnia, nos Estados Unidos, representando os estados do Sudeste brasileiro na Reunião de Cúpula dos Governadores sobre Clima Global. O encontro reúne técnicos, empresários e lideranças políticas para discutir estratégias para estimular o crescimento econômico, a criação de empregos “verdes” e aumentar o uso de energia limpa, com o objetivo de reduzir os gases que provocam o efeito estufa.
De acordo com informações da assessoria do governador, hoje (01) ele vai apresentar o painel “Estratégias energéticas para uma economia verde”, com exemplos de programas e projetos de sucesso com soluções para o desenvolvimento sustentável da economia.
Antes de partir para Dubai, o governador passará em Roma, na Itália, onde vai assinar um contrato de transferência de propriedade da companhia de transmissão de energia italiana Terna. Em abril, a empresa italiana foi comprada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável por 12% da distribuição de energia elétrica do país. O grupo, formado por 49 empresas e 10 consórcios, atua em 15 estados brasileiros e no Chile.
A Terna atua em 11 estados brasileiros e com a sua venda para a Cemig, a companhia brasileira passou a ter 85,27% do capital volante e cerca de 65,8% do capital total da Terna Participações. Segundo dados divulgados no site do governo de Minas, a Cemig ampliou sua rede de transmissão de energia para 9.508 quilômetros, crescimento de 65%.

