São Paulo – As companhias aéreas do Oriente Médio anunciaram no domingo (17), no primeiro dia da feira Dubai Air Show, nos Emirados Árabes Unidos, compras de novos aviões da Boeing e da Airbus para expansão de suas frotas. As encomendas da Emirates Airline e da Etihad Airways, ambas dos Emirados, somam, respectivamente, US$ 99 bilhões e US$ 67 bilhões a preços de tabela dos modelos encomendados. A Qatar Airways assinou uma carta de intenções para compra de 50 aviões Boeing 777-X, novo modelo da fabricante norte-americana lançado oficialmente na Dubai Air Show. Nova empresa aérea da Líbia e a companhia de baixo custo FlyDubai também fizeram pedidos.
De acordo com um comunicado da Etihad Airways, a companhia aérea de Abu Dhabi encomendou 25 aviões Boeing 777-X, 30 Boeing 787-10 Dreamliner e um Boeing 777F para transporte de cargas. Da Airbus, a empresa comprou 50 aviões A350 XWB, 36 A320NEO e um cargueiro A330-200F. Os primeiros aviões começam a chegar à frota da Etihad em 2018. A negociação prevê ainda a opção de compra de mais 56 aviões.
Três dos modelos encomendados pela companhia de Abu Dhabi são novos e ainda não estão em operação. O Boeing 777-X foi lançado oficialmente pela fabricante norte-americana nesta edição da Dubai Air Show, que começou no domingo. O avião terá duas versões, 777-8X e 777-9X, que poderão transportar 350 e 400 passageiros, respectivamente. O 777-8X terá autonomia de voo de até 17.220 quilômetros e tem preço de tabela de US$ 349,8 milhões. A 777-9X poderá voar 15.185 km, sem escalas e custa a partir de US$ 377,2 milhões.
O Boeing 787-10 Dreamliner é uma versão maior do 787, que começou a operar em 2012. Poderá voar até 12.900 km sem abastecer e transportar 330 passageiros. O primeiro voo deste modelo está previsto para 2017 e as entregas, no ano seguinte. O Airbus A350 XWB é uma nova família de jatos da fabricante europeia. Terá três versões (A350-800, A350-900 e A350-1000), com autonomia de voo entre 14.800 km e 15.300 km e capacidade de transportar entre 276 e 369 passageiros.
O CEO da Etihad, James Hogan, afirmou no comunicado que os novos jatos serão utilizados para expandir a rota da empresa aérea e para substituir aeronaves menos eficientes que ainda estão em operação. “Estas encomendas de aeronaves proporciona a próxima etapa na nossa estratégia de longo prazo. Elas irão atender a necessidade [de aviões] nos próximos dez anos e além, de forma que cresçamos mais e mais rápido que nunca antes”, afirmou Hogan.
A Emirates Airline anunciou uma encomenda de US$ 76 bilhões de aviões Boeing. Segundo nota da empresa, foram encomendados 115 aviões do modelo 777-9X e 35 unidades do 777-8X. Há, ainda, uma opção de compra de 50 aviões 777-X. A Emirates também confirmou que comprou mais 50 aviões Airbus A380, a US$ 23 bilhões, de acordo com o preço de tabela. A aérea de Dubai já é a principal operadora mundial do A380, o maior avião de passageiros em operação. Atualmente, a empresa opera 39 aviões A380 e já tinha outros 51 sob encomenda. Com o novo pedido, a empresa passará a operar 140 aviões A380.
“O transporte aéreo é um promotor fundamental do comércio mundial, e vemos que a demanda por serviços de aviação irá continuar a crescer no mundo todo. O que estamos anunciando hoje é a continuidade do nosso comprometimento e a visão de conectar o mundo por meio do nosso eficiente ‘hub’ no Oriente Médio”, afirmou o chairman do grupo Emirates, Ahmed Bin Saeed Al-Maktoum.
Mais pedidos
A Qatar Airways assinou uma carta de intenções para compra de 50 aviões 777-9X. Se confirmado, o negócio poderá chegar a US$ 19 bilhões. Além da Qatar, a FlyDubai, empresa aérea de baixo custo de Dubai, encomendou 100 aviões Boeing 737MAX e onze 737-800 NG em um negócio avaliado em US$ 11,4 bilhões. Assim como os Airbus A320NEO comprados pela Etihad, os 737 são menores do que outros encomendados pelas companhias da região e utilizados para transporte regional de passageiros.
Já nesta segunda-feira (18), a Airbus anunciou a venda de três aviões A350-900 e quatro A320NEO para a nova empresa aérea árabe, a Libyan Wings. A previsão é que a companhia da Líbia comece a voar em 2014 com dois jatos A320 por meio de leasing. Os primeiros voos operados pela Libyan Wings serão de rotas domésticas e para países próximos, como o Marrocos, Tunísia, Egito e Turquia.


