Randa Achmawi
Cairo – O presidente egípcio Hosni Mubarak inaugurou ontem (24) o nova ala de passageiros do Aeroporto Internacional de Charm El Cheikh, na península do Sinai, no Egito, de acordo com notícia publicada hoje (25) no jornal Al-Ahram. Durante a cerimônia de inauguração, o ministro da Aviação, Ahmed Chafik, falou sobre as diferentes fases de construção do novo edifício, efetuados segundo o plano de renovação de todo o aeroporto.
As novas instalações que custaram 465 milhões de libras egípcias (US$ 82 milhões), acolherão 7,5 milhões de passageiros anualmente, um aumento de 4 milhões em relação à capacidade de 3,5 milhões do antigo recinto.
Segundo o Al-Ahram, o ministro da Aviação afirmou que os vôos internacionais representam 88% do movimento total do aeroporto. Ele chamou também a atenção ao fato de que esforços devem ser dispensados para também aumentar o número de vôos domésticos.
O ministro apresentou os projetos de construção de aeroportos no Egito: 11 internacionais e nove domésticos. Ele também ressaltou que o Aeroporto Internacional de Assuã, no sul do Egito, opera em novas condições e que o terceiro edifício de passageiros do Aeroporto Internacional do Cairo estará pronto na metade 2008. Chafik lembrou que será construída brevemente uma terceira torre de controle para este aeroporto.
O presidente Mubarak, por sua vez, reafirmou sua intenção de construir um aeroporto na cidade de Sohag, no sul do Egito, para provar o interesse de seu governo de proporcionar desenvolvimento na região do Alto Egito, no sul do país, relançar os investimentos nesta área e criar o maior número de empregos.

