Dubai – O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes Unidos, manteve a primeira posição de maior tráfego de passageiros em voos internacionais no mundo pelo quarto ano consecutivo. O tráfego anual em 2017 foi de 88,2 milhões de passageiros, de acordo com relatório divulgado pela operadora Dubai Airports nesta segunda-feira (05). As informações são da agência de notícias oficial dos Emirados, a WAM.
<
Dubai registrou alto volume de tráfego, com uma média de 7,35 milhões de passageiros por mês ao longo do ano passado, incluindo os meses recorde de janeiro, julho e agosto, quando o número ultrapassou a marca de 8 milhões de passageiros por mês. O tráfego do aeroporto árabe atingiu 88.242.099 viajantes, um aumento de 5,5% em relação a 2016. Em dezembro, o DXB recebeu 7.854.657 passageiros, um aumento de 1,9% em comparação com o mesmo período de 2016.
O aeroporto recebeu seis novas companhias aéreas de passageiros durante o ano, entre elas a SalamAir, de Omã, a Badr Airlines, do Sudão, e a Air Moldova, enquanto a empresa local Emirates adicionou três novos destinos de passageiros, aumentando a capacidade para 31 rotas, e a também local Flydubai passou a voar para 10 novos destinos e agora tem 22 rotas no aeroporto.
A Índia se manteve como o maior destino do aeroporto, com mais de 12 milhões de passageiros em 2017, um aumento de 5,4% em relação a 2016. O Reino Unido conquistou o segundo lugar com 6,46 milhões de passageiros, um aumento de 6,7%, ultrapassando a Arábia Saudita, que registrou 6,36 milhões de passageiros.
Rússia e China se mostraram os mais significativos mercados em ascensão, com aumento de 28% (1,3 milhão de passageiros) e 19,4% (2,2 milhões de passageiros), respectivamente, em relação ao ano anterior. O crescimento se deve ao fato de os Emirados estarem oferecendo visto de turismo na chegada para visitantes chineses e russos. A Tailândia registrou crescimento de 15,2%, alcançando 2,4 milhões de turistas em 2017.
Londres (Reino Unido) se manteve como a principal cidade de destino, com mais de 4 milhões de passageiros, seguida de Mumbai (Índia), com 2,47 milhões de visitantes, e Jeddah (Arábia Saudita), com 2,11 milhões.
As regiões do mundo que tiveram maior crescimento no tráfego de passageiros foram a América do Sul, com 36,1%, seguida pela Europa Oriental, com 25,3%, e a Ásia, com 17,9%. Estes crescimentos se devem principalmente pela expansão da atuação das operadoras Emirates e Flydubai.
O presidente da Dubai Airports, Paul Griffiths, disse à WAM: "Foi um ano muito bem-sucedido para o DXB, conseguimos um crescimento robusto no tráfego e solidificamos nossa posição como o primeiro aeroporto internacional do mundo.”
Griffiths disse ainda que o tráfego de passageiros está previsto para chegar a 90,3 milhões em 2018. "Nosso foco no novo ano será no programa DXB Plus, que pretende expandir a capacidade anual do aeroporto para 118 milhões de passageiros através de melhorias de processos e uso de novas tecnologias", acrescentou.



