São Paulo – O volume de passageiros que passou pelo Aeroporto Internacional de Dubai chegou a 5,08 milhões de pessoas em fevereiro, um aumento de 11,4% em relação ao mesmo mês de 2012. Em janeiro, o terminal já havia registrado alta de 14,6% em relação a igual período de 2012. Segundo o levantamento da Dubai Airports, empresa que administra o aeroporto, no acumulado do ano a alta é de 13% em relação a 2012. Em janeiro e fevereiro deste ano, 10,6 milhões de passageiros chegaram ou partiram de Dubai por este aeroporto. No mesmo período de 2012, foram 9,4 milhões.
A Dubai Airports também afirmou que a média de passageiro transportado por avião cresceu 4,4%, de 193 para 201. A empresa atribuiu o crescimento ao aumento na quantidade de pousos e decolagens do avião A380, o maior do mundo, que transporta mais de 450 pessoas. No total, 28.085 aeronaves pousaram e decolaram deste aeroporto em fevereiro, 3,3% a mais do que o movimento de aviões registrado em fevereiro de 2012.
Entre as regiões, o leste europeu foi a que registrou maior crescimento na quantidade de passageiros que passaram pelo aeroporto de Dubai. A expansão em fevereiro foi de 29,6% devido a novas rotas para a Polônia e para a Macedônia. A região da Ásia Pacífico registrou aumento de 21,8% de passageiros, seguida pela Rússia e Comunidade dos Estados Independentes, com alta de 18,5%, países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), com 16,5% mais passageiros e Ásia (15%). O Oriente Médio, exceto o GCC, enviou 1,6% menos passageiros.
Já os principais destinos e origens continuaram a crescer em fevereiro. As rotas que ligam Dubai à Índia avançaram 10,8%, as que fazem voos entre Dubai e o Reino Unido tiveram 5,2% mais passageiros e aquelas entre a Dubai e a Arábia Saudita cresceram 42,3%. O volume de passageiros para a Arábia Saudita cresceu porque Emirates Airline, flydubai, nasair e Saudi Arabia Airlines inaugurara novas rotas em 2012.
O CEO da Dubai Airports, Paul Griffths, afirmou que o aeroporto internacional continua a registrar um volume de passageiros acima daquele previsto para o fim do ano, que é de 65,4 milhões. Também disse que o terminal está “no caminho certo” na ampliação de capacidade para atender a demanda.
Acordo entre empresas
A Comissão de Consumidores e Competição da Austrália aprovou esta semana um plano de parceira global entre a Emirates, dos Emirados, e a australiana Qantas, segundo matéria do jornal The National, de Abu Dhabi. O acordo entre as empresas prevê colaboração por cinco anos e transferência do hub da Qantas de Cingapura para Dubai. A aprovação final pelo governo australiano vem poucos dias antes do primeiro voo já no regime de cooperação, de Sydney a Londres, passando por Dubai, no dia 31 de março.
O acordo, segundo o jornal, é considerado fundamental para a sustentabilidade da Qantas, pois, no ano passado, o grupo anunciou seu primeiro prejuízo desde sua privatização, em 1995, atribuído principalmente à forte concorrência regional e elevados preços de combustíveis. O acordo garante à Qantas maior facilidade em seus voos, que não precisarão mais ter como destino final uma cidade europeia, e permite à Emirates acesso às rotas servidas pela Quantas na Austrália: cerca de 50 destinos.
*Com tradução de Mark Ament


