Dubai – O número de embarques e desembarques no Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi recorde em julho. Pela primeira vez mais de 4 milhões de passageiros passaram pelo local em apenas um mês. Foram ao todo 4,3 milhões, ante 3,76 milhões no mesmo mês do ano passado, um aumento de 14,3%. O recorde anterior tinha sido estabelecido em março de 2010, quando 3,96 milhões de pessoas circularam pelos terminais.
Entre janeiro e julho, 26,86 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto, um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período de 2009, quando o movimento foi de 23,16 milhões de pessoas.
As regiões que registraram maior crescimento no volume de passageiros foram o Leste Europeu, com aumento de 219%; Ásia, com avanço de 34%; e Rússia e Comunidade dos Estados Independentes, ampliação de 29%.
Já as regiões com maior número de passageiros em termos absolutos foram a Europa Ocidental, Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e Subcontinente Indiano, devido ao aumento de capacidade e ao lançamento de novas rotas da Emirates Airline para Tóquio, Amsterdã, Praga e Madri.
No transporte de cargas, o Aeroporto de Dubai registrou aumento pelo décimo mês consecutivo. Em julho, passaram pelo local 197,84 mil toneladas de carga, contra 160,28 mil toneladas no mesmo mês de 2009. Houve crescimento de 23,5%.
Entre janeiro e julho, o total de cargas embarcadas ou desembarcadas no aeroporto somou 1,29 milhão de toneladas, um crescimento de 25,5% em relação as 1,03 milhão de toneladas transportadas no mesmo período do ano passado.
Tradução de Gabriel Pomerancblum

