São Paulo – A AFIMAC é uma empresa global de serviços de consultoria em segurança, gerenciamento de riscos e respostas a emergências, e quer auxiliar empresas envolvidas no comércio entre o Brasil e os países árabes quando elas estão em atividades fora do seu país de origem. A AFIMAC tem operações no mundo todo, incluindo nos países árabes e no Oriente Médio como um todo, e recentemente se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
“O nosso interesse é auxiliar empresas com operações fora de seu país natal no tocante à segurança de seus executivos, que geralmente são expatriados, e com a continuidade dos seus negócios em quaisquer circunstâncias adversas, como por exemplo, guerras civis, desastres naturais e pandemias”, explicou à ANBA o vice-presidente de operações da AFIMAC, Agnaldo de Oliveira.
A empresa tem operações em diversos países árabes, onde conta com equipes de segurança treinadas, mas está finalizando os estudos para a abertura da primeira unidade no Oriente Médio, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com Oliveira. No Brasil, a companhia tem escritório central em Alphaville, em Barueri, no estado de São Paulo, e unidade no Rio de Janeiro, além de pessoal terceirizado e treinado em todo território nacional. São 60 funcionários e 500 colaboradores indiretos a cada ano.
A matriz da AFIMAC fica em Plantation, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, e as operações se estendem para mais de 180 países, com serviços de emergência e garantia da continuidade dos negócios em situações atípicas, como os desastres naturais e outros citados acima. “No Brasil, o foco da companhia são serviços de consultoria em segurança, transporte executivo, proteção executiva, investigações, palestras, cursos e seminários, rastreamento GPS com botão de pânico e resposta a emergências urbanas”, diz Oliveira.
O vice-presidente de operações conta que a companhia entrou no mercado com o objetivo de preencher uma lacuna enorme no setor de segurança, criando um produto de serviço de investigação e segurança premium para atender clientes corporativos em necessidade. No Brasil, a empresa está desde 2005, primeiro por meio de uma parceria com a Mena International Security Group, empresa ícone na área de segurança, que depois, em 2012, foi comprada pela AFIMAC.
Com a pandemia da covid-19, a AFIMAC adaptou os seus serviços para a nova realidade. “Aprimoramos nossos serviços de controle de acesso e segurança do local de trabalho, bem como desenvolvemos ferramentas novas de monitoramento e assistência a colaboradores em home office ou que, pelo motivo da natureza da operação das empresas onde trabalham, precisam ir a campo”, explica Oliveira.
São oferecidos dois produtos especificamente voltados para a realidade das empresas e executivos na pandemia. Um deles é o MIDPAC, para empresas, que faz controle de acesso de clientes, colaboradores, fornecedores e visitantes no local de trabalho. “Permite a segurança de todos os frequentadores do local e auxilia no combate à proliferação do vírus”, diz o vice-presidente de operações. O MIDPAC foi criado no Canadá e para ser comercializado no Brasil foi adaptado ao contexto local.
O outro produto é o CAP Advantage, para pessoas físicas ou jurídicas. Por meio dele, é feito o serviço de monitoramento, gestão de riscos em viagens corporativas, e atualização em tempo real sobre cenário de segurança para equipes de venda ou executivos. “Também existe a possibilidade de qualquer pessoa com essa necessidade adquirir diretamente em nosso site esse serviço e começar a usá-lo imediatamente”, diz Oliveira. O produto foi desenvolvido nos Estados Unidos e também adaptado ao Brasil.
Oliveira conta que os serviços já existiam, com foco na segurança das pessoas e de ambientes corporativos ou industriais. “O MIDPAC existe desde 2014 e é uma referência no Canadá no controle de acesso e validação de identidades em locais privados e públicos. Grandes empresas como Uber e Google já usam este serviço há mais de dois anos na América do Norte”, afirma o executivo.
O CAP Advantage é uma alternativa à solução original da empresa na área, o CAP (Crisis Assistance Plus), voltado para pessoas que viajam a trabalho ou a lazer e precisam de mais do que um seguro de saúde sem grande custo. O CAP tem coberturas de riscos relacionados à segurança e integridade física dos viajantes, como sequestros, assaltos, extorsões, prisões indevidas, desaparecimento, e outros para executivos viajando a negócios a países com índices de criminalidade preocupantes.
Diferente do CAP original, válido apenas para pessoas viajando para fora do país de residência, o CAP Advantage permite o uso de todos esses serviços localmente, além de outros voltados para a covid-19, como orientações sobre a doença, capacidade de leitos na localidade em que a pessoa se encontra, aviso sobre área com maior risco de contágio ou em microrregião específica, alertas sobre cancelamento de voos, fechamento de estradas, novas determinações legais relacionadas à pandemia, entre outros.
A AFIMAC afirma que esses produtos também estão disponíveis para países árabes, com exceção do Iraque. Oliveira relata que os serviços tiveram uma receptividade muito positiva no Brasil. “A maioria das empresas que fizeram a opção de usar o serviço de controle de acesso, bem como do monitoramento, são companhias com operações fora do Brasil também e podem constatar melhor as consequências da subestimação do problema que o planeta está enfrentando nesse momento”, diz Oliveira.