São Paulo – O 2º Fórum de Comércio da África (ATF) vai acontecer entre a próxima segunda-feira (24) e quarta-feira (26), em Adis Abeba, na Etiópia, sob o tema "Incentivando o comércio intra-africano e criando área continental de livre comércio". O objetivo do fórum é discutir o comércio interno da região e uma futura zona de livre circulação de mercadorias.
A primeira edição do encontro ocorreu também na Etiópia, em novembro do ano passado. O fórum teve a presença de altos funcionários do governo e representantes do setor privado, sociedade civil, academia, além de políticos, informa a organização do ATF. Ele também serviu para preparar o encontro de líderes da região, que ocorreu em janeiro deste ano.
O encontro é uma iniciativa da Comissão Econômica para a África (Uneca), ligada às Nações Unidas, Comissão da União Africana (AUC) e Banco de Desenvolvimento Africano (BAD). O comércio entre os países da região representa apenas 10% a 12% do total feito pelo continente e os organizadores acreditam que o reforçando, a África terá mais desenvolvimento e maior peso nos negócios mundiais.

