Algérie Presse Service*
Argel – A África perde US$ 9 bilhões por ano devido à desertificação, o que acarretará na emigração de 65 milhões de africanos até 2025, segundo informa o Parlamento Argelino e o Congresso Pan-Africano. "A desertificação causa perdas anuais de US$ 48 bilhões de dólares à economia mundial, incluindo 9 bilhões na África", informou Abdesselam Chelghoum, secretário-geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Argélia, durante um encontro com representantes de 20 países africanos, peritos internacionais e congressistas europeus.
Segundo Chelghoum, a Argélia tem feito grandes esforços para combater a desertificação desde sua independência, em 1962, principalmente o projeto do "cinturão verde", lançado em 1971, e o novo programa nacional de reflorestamento, cujo objetivo é plantar mais de 1,25 milhões de hectares até 2025.
O ministro estima que 12 milhões de hectares estão ameaçados de desertificação na Argélia, acrescentando que 80% do território do país é deserto e apenas 3% das terras do país são agricultáveis.
*Tradução de Mark Ament

