São Paulo – Os estudantes da África que fazem graduação em universidade federais no Brasil podem se inscrever para receber uma bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). Para isso, as instituições de ensino nos quais eles atuam devem estar participando do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G). Estudantes de países latino-americanos que estudam no Brasil também podem concorrer.
O prazo para que as universidades enviem o nome dos estudantes é 24 de janeiro do ano que vem. Pelo projeto, os estudantes estrangeiros das duas regiões podem concorrer a um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo, que a partir de janeiro de 2010 será de R$ 510.
Para concorrer ao auxílio, os estrangeiros precisam atender a algumas exigências. Devem estar matriculados em um curso de graduação em universidades federais brasileiras, ter freqüência escolar e notas segundo as exigências da instituição na qual estudam para receber a bolsa. A bolsa é válida para o período de um ano. Para o ano seguinte, é preciso solicitar novamente, segundo informações do Ministério da Educação.
O Promisaes existe desde 2003 e tem por objetivo fomentar a cooperação técnica, científica e cultural com países com os quais o Brasil tem acordo nas áreas de educação e cultura. No ano passado, o programa beneficiou 625 estudantes. Em 2009 foram 649.

