São Paulo – A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) lança nesta quinta-feira (15) o seu podcast, o ANBA Cast. O podcast será semanal, terá locução em português e vai levar até os brasileiros informações sobre os países árabes e suas relações com o Brasil.
O podcast seguirá a linha editorial da ANBA, o site de notícias da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que tem como missão aproximar árabes e brasileiros e mostrar as oportunidades de interação que existem entre eles, principalmente na área econômica.
Um dos objetivos do podcast, assim como do site da ANBA, é desmistificar o mundo árabe aos brasileiros, mostrar aspectos pouco explorados e conhecidos, como as peculiaridades da economia dos países e as oportunidades para empresários do Brasil. O foco principal é economia, mas o podcast também vai trazer algumas doses de informações sobre cultura, comportamento e diplomacia.
“Neste momento em que o mundo ficou muito mais digital, a ANBA passa a ter uma nova mídia para falar do mundo árabe e para trazê-lo para perto dos brasileiros. Isso vai reforçar o nosso trabalho como Câmara Árabe de conectar árabes e brasileiros, do qual a ANBA é um importante instrumento. Na pandemia, adaptamos nossa forma de nos relacionar com os árabes, que passou a ser muito mais virtual, e o podcast é uma nova ferramenta”, afirma Rubens Hannun, presidente da Câmara Árabe.
O podcast mesclará seus formatos de conteúdo entre entrevistas com especialistas em países árabes e com empresários brasileiros que atuam na região, panorama com notícias dos países árabes, tendências de mercado, dicas e informações sobre cultura e aspectos pouco conhecidos do mundo árabe, além de relatos do bastidor de reportagens da ANBA.
“Já fizemos um bom percurso até aqui no trabalho de apresentar o mundo árabe aos brasileiros por meio das notícias do site da ANBA e acredito que o podcast vai ampliar ainda mais isso. O lançamento do podcast faz parte da nossa estratégia de usar os novos meios que forem surgindo para fazer com que árabes e brasileiros sejam cada vez mais parceiros”, diz o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour. Segundo ele, o podcast deve ter uma versão para os árabes no ano que vem.
A apresentação do podcast é das jornalistas da ANBA, Isaura Daniel, Thais Sousa e Bruna Garcia (foto abaixo). O tema do primeiro episódio é “A pandemia no Golfo”, com uma visão de como os países da região viveram a crise do coronavírus, e o segundo é “O fórum dos árabes e brasileiros”, sobre o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes que a Câmara Árabe promove na próxima semana. O terceiro episódio, que entra no ar na próxima semana, mostra como a crise da covid-19 afetou as relações do Brasil com os árabes.
A ANBA tem versão em três idiomas, português, inglês e árabe. Ela foi criada pela Câmara Árabe no ano de 2003 para preencher a falta de informações que havia entre Brasil e países árabes e para ajudar no conhecimento mútuo entre as regiões.
A ANBA tem ao redor 90 mil acessos mensais, parte no Brasil e parte no exterior. Quase todos os países árabes já acessaram o site, mas países como Kuwait, Egito, Emirados, Arábia Saudita, Marrocos e Líbano têm os principais leitores do site no mundo árabe. A agência tem acordo com dez agências de notícias de países árabes e já ganhou 11 prêmios de jornalismo.
O ANBA Cast poderá ser acessado no site da ANBA e nas principais plataformas de podcast. A produção é da SQLVS Company, dos sócios Renato Sansão, Rodrigo Cunha e Rafa Prada. O site da ANBA foi desenvolvido pela agência EscaEsco Comunicação, dos sócios Romeu Escanhoela e Victor Escobar.
Ouça os podcasts diretamente no site da ANBA ou nas plataformas.