São Paulo – Para promover a cooperação tecnológica e estimular o comércio bilateral entre Brasil e Egito, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e a agência egípcia de desenvolvimento industrial (IDA, na sigla em inglês) assinaram um memorando de entendimentos ontem (03), na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O documento, que tem como principal objetivo promover as indústrias de autopeças dos dois países, prevê a troca regular de informações comerciais para explorar as possibilidades de aumento do comércio e a cooperação tecnológica entre as duas entidades.
“Estamos vislumbrando a chance de uma futura ampliação do comércio bilateral e a possibilidade de abertura de indústrias no Egito sob o sistema de joint-ventures, dentro do previsto nas leis e regulamentações vigentes nos dois países”, disse Ashraf Dowidar, chefe do departamento de planejamento, marketing e informação da IDA.
O Sindipeças e a IDA vão dar assistência às visitas de delegações do setor dos dois países, proporcionando contatos técnicos e comerciais. O documento prevê ainda que as duas entidades prestem assistência uma a outra em feiras, seminários, simpósios e conferências.
“Esse é o primeiro acordo que assinamos com um país árabe. Essa parceria deve render bons resultados, principalmente devido à afinidade entre brasileiros e árabes”, disse o gerente-executivo do Sindipeças, William Mufarej.
As entidades deverão dar também assistência e apoio em disputas comerciais resultantes de transações comerciais entre empresas do ramo dos dois países, levando em conta padrões e convenções internacionais. Além disso, promoverão a constante troca de informações e publicações sobre tecnologia, leis e regulamentações relacionadas ao comércio exterior e investimentos.
IDA e Sindipeças
A IDA é responsável pelo plano de desenvolvimento industrial do Egito, com objetivos a serem alcançados no período de 2005, quando foi criado seu atual modelo, e 2011. Os focos principais da agência são os ramos automobilístico, têxtil, de produtos para a área da saúde e de construção naval, embora ela possa incentivar outros setores. Entre suas metas estão ampliar o ritmo de crescimento anual da indústria egípcia de 5%, registrado em 2005, para 10% em 2011, sendo que em 2008 o percentual atingido foi de 8%; além da criação de 1,5 milhão de empregos.
O Sindipeças é a entidade de classe que representa a indústria de autopeças instalada no Brasil. Seus associados, localizados em vários estados, são responsáveis por cerca de 95% da produção local, destinada às montadoras, ao segmento de reposição e ao mercado externo. Além da sede em São Paulo, a entidade tem diretorias regionais em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e um escritório de representação em Brasília.

