São Paulo – A partir deste sábado (29) a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa, na sigla em inglês) terá um novo comissário-geral. O suíço Pierre Krähenbühl assume o posto no lugar do italiano Filippo Grandi, que entrou para a Unrwa em 2005 e comandou a agência nos últimos quatro anos.
Em 2013, Grandi organizou, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, uma campanha de doação aos refugiados palestinos que somou R$ 124 mil. Na ocasião, afirmou que a doação tinha um valor de “solidariedade aos refugiados”, que se sentem “esquecidos e marginalizados”. O dinheiro seria utilizado para compra de equipamentos de ultrassonografia e no tratamento de doenças como câncer e diabetes.
De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (28) pela Unrwa, Grandi comandou uma reforma administrativa na instituição que a tornou mais ágil e simplificou seus procedimentos para melhorar o atendimento oferecido aos cerca de cinco milhões de palestinos atendidos pela instituição. A Unrwa foi criada em 1949 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e atende refugiados da Faixa de Gaza e da Cisjordânia nestes dois territórios ocupados, na Síria, na Jordânia e no Líbano.
Krähenbühl foi indicado para o lugar de Grandi no fim de 2013, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Desde 2002, ele é diretor de operações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC).

