São Paulo – A empresa brasileira de cosméticos capilares Agilise já conquistou espaço no mercado de alisamento em países árabes e agora está avançando para novos segmentos na região, como o de embelezamento e cuidado dos cabelos ondulados e crespos. Em feira nos Emirados Árabes Unidos neste mês, dois dos produtos da indústria que mais fizeram sucesso foram um anti frizz e um produto para cachos.
A Agilise fabrica desde alisantes até xampus, hidratantes capilares, condicionadores, máscaras, coloração, finalizadores, entre outros. Como boa parte das marcas brasileiras da área, ela se firmou junto ao mercado árabe no fornecimento de alisantes, mas vem percebendo que a região está aberta a novas opções, tanto que escolheu lançar o anti frizz Smooth Blow na feira Beautyworld Middle East, na qual foi expositora. Na foto acima, de abertura, equipe da Agilise na mostra.
“A indústria brasileira de cosméticos é muito conhecida pelos alisantes, mas estamos vendo que o mercado está procurando outros produtos”, afirmou à reportagem da ANBA o gerente de operações da Agilise, Caio Lopes de Oliveira Ferreira. A empresa normalmente fazia seus lançamentos no mercado europeu, mas escolheu o árabe desta vez. “Eles estão conhecendo outros produtos brasileiros, estão vendo que o Brasil também sabe fazer xampu, sabe fazer produto para cachos, sabe fazer todos os produtos, não só alisamento” diz.
O anti frizz da Agilise que ganhou fãs na feira de Dubai é feito de óleo de ojon, óleo de coco e queratina vegetal. Ele deve ser usado no salão e basta 30 minutos de aplicação para causar o efeito proposto. Ferreira explica que não é preciso chapar o cabelo. Trata-se de um anti frizz líquido que não serve para alisar o cabelo, mas sim para diminuir o frizz capilar, a ondulação e deixar os cabelos alinhados. “Tivemos uma aceitação maravilhosa”, afirma o gerente.
Outro produto de aceitação acima da média na feira de Dubai foi o Dreamy Curls, para a manutenção dos cachos no cabelo. A linha completa é composta de um ativador de cachos, além de xampu, condicionador hidratante e máscara. “Já tínhamos esse produto em linha, mas não era muito procurado pelo mercado árabe”, conta Ferreira. O ativador de cachos Dreamy Curls ativa e intensifica as ondas naturais dos cabelos, proporcionando mais definição. Ele leva óleo de coco, óleo de argan e manteiga de karité, segundo o site da Agilise.
Ferreira acredita que a busca desses novos produtos tem relação com o fato de as mulheres árabes estarem aceitando mais os cabelos como são. “Estão aceitando também o produto para cachos”, afirma. No mundo todo, o mercado de cosméticos percebeu uma tendência mais ao natural depois da pandemia. “A mulher tem muito cuidado com o cabelo, então mesmo o cabelo natural ela quer alinhado, bem tratado”, diz ele, sobre a procura dos produtos.
Bahrein, Omã e Síria
A Agilise é focada em fornecimento de cosméticos para uso profissional, em salões de beleza. A empresa tem 15 anos e mantém sua unidade produtiva em Valinhos, no interior paulista. Além de fabricar os produtos de marca própria, a companhia também faz cosméticos para outras empresas, mas apenas do exterior, em private label. A empresa é de pequeno porte e muito voltada ao comércio internacional. Do total produzido, 70% vai para a exportação.
O gerente conta que os países árabes são o principal mercado da Agilise no exterior, seguido de Europa e América. Nos países árabes, a empresa fornece para Iraque, Jordânia, Emirados, Arábia Saudita e Catar. A empresa, porém, tem perspectiva de começar a atender Bahrein, Omã e Síria a partir de contatos feitos na última feira de Dubai.
Ferreira relata que as negociações com esses países estão acontecendo e ele espera que estejam concretizadas até o final deste mês. A exportação para a Síria será de private label e as demais de produtos da marca Agilise. “Eles estão abrindo novamente os seus mercados, procurando novos produtos, procurando novidades”, afirma o executivo.
Mais exportação
O gerente de operações da Agilise afirma que, além desses novos mercados árabes abertos, a empresa também conseguiu reconquistar clientes antigos na Beatyworld Middle East. Com isso, a expectativa da empresa é fechar o ano com 10% de aumento na exportação. Mas a Agilise quer mais do mercado árabe e está de olho também no Marrocos, um país que gostaria de conquistar e onde pretende participar de feiras no ano que vem.
Ferreira conta que a geração de negócios em Dubai ficou acima da expectativa. “A feira foi excelente, na pandemia não estávamos tendo contato direto com o cliente e no mercado árabe eles gostam desse contato mais próximo”, afirma ele. A movimentação de público foi menor, mas com pessoas mais focadas em negócios, segundo a percepção do executivo. A Agilise participou na Beautyworld Middle East como parte do programa de internacionalização do setor, o Beautycare Brazil, levado adiante pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).