Geovana Pagel
São Paulo – A Agrale, montadora brasileira de caminhões, chassis leves, motocicletas, tratores e motores, acaba de contratar um executivo que tem como missão aumentar as exportações para o Oriente Médio a África. Este ano a companhia já exportou para o Líbano 30 chassis modelo MT 12 SB, com tecnologia especialmente desenvolvida para ônibus que operam em locais com altas temperaturas.
"Temos recebido várias consultas e estão em andamento várias negociações (com os países árabes). Estamos buscando o desenvolvimento maior deste mercado", afirma o gerente de exportações, Edson Martins.
Segundo ele, as exportações para os países árabes começaram em 2001, quando a companhia enviou para o Kuwait 70 chassis para ônibus do modelo MA 8.5 TCA, também com tecnologia especialmente desenvolvida para veículos que operam em lugares com temperaturas elevadas. Em 2002 foram mais 73 chassis do mesmo modelo e tecnologia.
"Peças de reposição e ferramentas especiais para utilização nesses produtos também são comercializadas de forma rotineira, a partir da venda dos produtos", diz Martins. Os principais mercados da Agrale, no entanto, são os países da América Latina, onde a empresa mantém rede de distribuidores.
Crescimento de 45%
A Agrale fechou 2004 com crescimento de 45% em relação a 2003. O faturamento da empresa atingiu R$ 443 milhões, contra R$ 304 milhões registrados no ano anterior. Em 2005, a companhia gaúcha espera crescer cerca de 10%, principalmente com base no crescimento nas vendas dos produtos lançados no final de 2004, como os caminhões e chassis com motorização eletrônica (linha E-tronic) e o jipe militar Agrale Marruá, que teve produção limitada.
Foram fabricadas apenas 100 unidades do jipe, que serão comercializadas por uma rede de concessionários autorizados. De acordo com Martins, o objetivo é proporcionar aos amantes de aventura a exclusividade de um veículo de concepção militar. A montadora investiu R$ 11 milhões no projeto de desenvolvimento do jipe e na construção de uma nova linha de montagem.
No segmento de tratores, a Agrale lançou os modelos BX 6.110; 4230 Cargo; 4118.4; e o 5085.4 Arrozeiro. Na linha de caminhões, as novidades foram o Agrale 8500 com nova cabine. Na linha de chassis, a empresa manteve-se pelo sexto ano consecutivo na liderança do mercado nacional no segmento de leves e na terceira posição entre todos os tipos de chassis.
Em novembro, ocorreu o lançamento de uma nova linha de produtos, com destaque para os chassis Midibus, de 12 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), para aplicações urbanas e rodoviárias de curta e média distâncias. A empresa também aposta no aumento das vendas para o mercado externo. Em 2004, a receita com exportações chegou a US$ 20 milhões, um aumento de 23%.
Perfil
Ao contrário da maioria das montadoras instaladas no Brasil, que pertencem a multinacionais, o capital da Agrale é totalmente Brasileiro. Sediada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, ela é líder nacional na produção de chassis para mini e microônibus (desde 1998), tratores de até 40cv de potência e motores diesel de pequeno porte.
Com 38 anos de história, a empresa pertence ao Grupo Francisco Stedile, que também engloba as empresas Lavrale, Fazenda Três Rios, Germani Alimentos e Agritech (tratores Yanmar). No ano passado, o grupo faturou R$ 663 milhões.
A companhia possui quatro parques industriais no Brasil. Em 2002, a empresa iniciou a operação de sua primeira unidade produtiva fora do Brasil, a Unidade Colômbia, destinada à produção de caminhões e chassis para microônibus, instalada na cidade de Bogotá.
Desde que iniciou suas atividades, já foram produzidas mais de 338 mil motores diesel, 64 mil tratores, 100 mil motos e scooters e 34 mil caminhões e chassis.
Contato
www.agrale.com