Isaura Daniel
São Paulo – A Agrale, fabricante brasileira de tratores, veículos, motores e utilitários, exportou 40 chassis de ônibus para a Jordânia. A venda, feita pela distribuidora da indústria em Amã, a TIBBCO, foi fechada em maio e as unidades embarcadas neste mês. Os chassis, da linha Midibus, de tamanho intermediário entre o microônibus e o convencional, vão receber carrocerias da Elba House, encarroçadora jordaniana. Eles foram enviados em kits CKD e serão montados pela TIBBCO, com supervisão de técnicos da Agrale, no país árabe.
Essa foi a primeira venda feita pela TIBBCO para a Agrale desde que as duas começaram a trabalhar juntas, no começo deste ano. De acordo com o diretor de vendas e marketing da Agrale, Flávio Crosa, a distribuidora tem uma forte relação com a Elba, uma das mais importantes encarroçadoras do Oriente Médio. Os ônibus com chassis da Agrale devem ser vendidos pela Elba na Jordânia e também em outros países próximos. A maioria servirá para fretamento no setor de turismo e uma parte menor para transporte urbano.
Essa é a terceira venda de chassis da Agrale para o mundo árabe. No ano 2000, a empresa exportou 143 unidades para microônibus para o Kuwait e no ano passado enviou cerca de 30 chassis para ônibus médios, semelhantes aos Midibus, para o Líbano. De acordo com Crosa, a empresa chegou a negociar novas vendas para os dois países, mas elas não chegaram a se concretizar.
O Midibus começou a ser comercializado pela Agrale no começo de 2005. Segundo Crosa, ele pode comportar até 37 passageiros, de acordo com o espaçamento dado pelo encarroçador entre os bancos e com o espaço utilizado pelo corredor. A linha tem opções como motor dianteiro ou traseiro, caixa de transmissão automática, piso semibaixo. O fato da montagem dos ônibus para a Jordânia ser feita no próprio país, vai permitir que o distribuidor adapte os chassis às necessidades locais e às exigências do cliente.
No Brasil e no exterior
A Agrale produziu ao redor de 2,2 mil chassis para ônibus entre janeiro e agosto deste ano. Até agora foram exportadas 800 unidades e de acordo com Crosa, as vendas externas devem chegar a mais de 1,2 mil chassis até o final do ano. Os principais compradores externos são Argentina e Colômbia. Além de chassis para ônibus, a empresa fabrica caminhões e chassis para caminhões, tratores, veículos militares, motores a diesel e motocicletas. A Agrale tem 40 anos e faz parte do grupo Francisco Stedile.
A empresa tem três unidades industriais em Caxias do Sul, onde fica a sua sede, duas em Manaus, no estado do Amazonas, e um centro de distribuição em Buenos Aires, na Argentina. Desde que a Agrale começou a operar já foram produzidos mais de 345 mil motores diesel, 67 mil tratores, 100 mil motos e scooters e 51 mil caminhões e chassis, segundo informações do site da empresa.
Contato
Agrale
Telefone: +55 (54) 3283-8000
Site: www.agrale.com.br

