Da redação
São Paulo – A Agrale, fabricante brasileira de tratores e outros veículos, acaba de lançar novos modelos de tratores movidos a biodiesel e a gás liquefeito de petróleo (GLP). São veículos de pequeno porte, destinados à agricultura familiar e ao uso em ambientes fechados, como indústrias, aeroportos e empresas de logística.
O desenvolvimento da linha 4000, de acordo com a empresa, demorou três anos e permite o uso de até 5% de biodiesel misturado ao diesel comum. O biodiesel é um combustível de origem vegetal, produzido a partir de plantas como palma, mamona e soja.
Segundo a companhia, os tratores se destinam a pequenas e médias propriedades rurais. A potência dos modelos varia de 14,7 a 30 cavalos e têm baixo custo de manutenção.
O outro modelo, o 4100GLP, que como o nome já diz é movido a GLP, foi criado, de acordo com a empresa, para ser utilizado em funções que demandam baixo nível de emissão de poluentes e de ruído.
Segundo a Agrale, por ser mais silencioso do que outros tratores, o modelo é indicado para o uso em ambientes fechados, inclusive hospitais, clubes e condomínios. O 4100GLP é equipado com um motor de 16,2 cavalos.
A Agrale foi fundada há 40 anos e tem sede no município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A empresa tem quatro unidades fabris, três em Caxias e uma em Manaus, no Amazonas, além de uma unidade de distribuição em Buenos Aires, na Argentina.
Além dos tratores, a empresa fabrica também caminhões, chassis para microônibus, o jipe Marruá, motores, scooters e monta no Brasil motocicletas das marcas Mv Augusta, Cagiva e Husqvarna.

