São Paulo – A Agrale fechou contrato para exportar 70 chassis de ônibus para Sharjah, um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos. De acordo com informações divulgadas pela assessoria de comunicação da montadora brasileira, os chassis vão ter uso na rede de transporte público que está sendo implementada no emirado. A Agrale, que tem sede no Rio Grande do Sul, produz veículos, tratores e motores a diesel.
A compra dos chassis, no mercado árabe, foi feita pela KGL Passenger Transport Services. A empresa está trabalhando na modernização do transporte público local, juntamente com a Corporação de Transporte Público de Sharjah, órgão público que controla o transporte coletivo no emirado. O projeto inclui a implementação de 18 linhas de ônibus que vão interligar completamente o emirado de Sharjah.
A Agrale vendeu para Sharjah chassis da linha Midibus. Eles são do modelo MT 12 LE (Low Entry) e têm dez metros de comprimento. A capacidade é para transportar 32 passageiros sentados. Os veículos são equipados com motor MWM de 180 cv e ar-condicionado. Eles têm ainda caixa de câmbio automática de cinco marchas e suspensão pneumática, que dá mais conforto aos passageiros.
A carroceria é fabricada pela Busscar e possui divisão para famílias e mulheres, além de rampa de acessos para pessoas com cadeiras de rodas. De acordo com a Agrale, o moldeo MT 12 LE tem maior capacidade de transporte do que, por exemplo, uma microônibus e tem mais agilidade no trânsito urbano do que os ônibus convencionais.
As linhas nas quais os chassis Agrale serão usados começam a operar no mês de maio. Essa não é a primeira exportação da empresa para o mundo árabe. Entre os países para os quais a Agrale já vendeu, no mercado árabe, está o Líbano.
A Agrale tem mais de 40 anos de mercado e pertence ao grupo Francisco Stedile. Além da Agrale, que tem quatro parques industriais, a companhia possui as suas subsidiárias Agrale Amazônia e Agrale Montadora, além das empresas Lavrale, Fazenda Três Rios, Germani Alimentos e Agritech, que produz os tratores Yanmar.
No ano passado, a empresa produziu 6.157 veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. Foram exportados 1.869 unidades, segundo dados fornecidos pela assessoria de comunicação da empresa. Desde que foi criada, a Agrale já produziu, segundo informações do site da companhia, mais de 345 mil motores diesel, 67 mil tratores, 100 mil motos e scooters e 51 mil caminhões e chassis.

