São Paulo – O controle da Humberg Agribrasil Comércio e Exportação de Grãos S.A., a Agribrasil, foi vendido para empresa do fundo soberano de Omã, país árabe do Golfo. O contrato foi celebrado pelo acionista controlador da Agribrasil, Frederico José Humberg, com a Solaris Brazil Trading Holding S.A., controlada pela ME Solaris Commodities Holding, que, por sua vez, tem como controlador o fundo soberano de Omã. O negócio inclui o TESC – Terminal Santa Catarina, da Agribrasil.
A transação foi informada pela Agribrasil aos investidores por meio de fato relevante nesta terça-feira (29). De acordo com o comunicado, a ME Solaris Commodities Holding (Solaris) tem atuação no comércio global de commodities agrícolas e é uma das cinco maiores tradings de trigo do mundo.
“O investimento permitirá à Solaris ingressar nos mercados brasileiros de comercialização de milho e soja, garantir acesso à infraestrutura logística portuária, diversificar sua oferta de commodities e contribuir para a segurança alimentar”, diz o empresário Humberg no fato relevante.
A Agribrasil afirma em seu site que está entre as cinco maiores exportadoras brasileiras de grãos. No primeiro trimestre deste ano, ela comercializou 1,016 milhão de toneladas de grãos, com alta de 75% sobre o mesmo período de 2024, e receita líquida de R$ 1,361 bilhão, aumento de 302% em igual comparativo.
A empresa trabalha principalmente com milho e soja e tem no mercado externo a maior fonte de negócios – 97% no volume comercializado. A região do Oriente Médio e Norte da África (MENA), onde fica Omã, responde por 58% das compras, a Ásia tem os outros 39% e no mercado brasileiro ficam 3%.
Leia também:
Omã investe em reservas naturais para ecoturismo


