São Paulo – O Plano Agrícola e Pecuário, lançado neste mês pelo governo federal brasileiro, vai destinar R$ 1 bilhão para produtores que adotarem programas de sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A intenção é criar soluções nesse sentido para a agricultura nacional e difundir o agronegócio socialmente justo, com respeito aos recursos naturais.
Entre os programas do ministério, destacam-se os de incentivo à produção integrada, de desenvolvimento da agricultura orgânica e de integração lavoura-pecuária-silvicultura. Juntos, eles já beneficiaram mais de cinco mil produtores e receberam investimentos de cerca de R$ 6 milhões em 2008.
Entre os programas, o Mapa já aprovou, por exemplo, normas técnicas de produção integrada para 18 tipos diferentes de frutas. São regras para capacitação dos produtores, manejo do solo, controle de doenças e pragas, análise de resíduos, técnicas de colheita, transporte e outros aspectos da cadeia de produção. O programa também inclui raízes, grãos, café e flores.
O programa de incentivo à produção orgânica está fundamentado em princípios agro-ecológicos. O grande avanço do setor foi a publicação, em 2007, do decreto de regulamentação dos alimentos orgânicos, que vai permitir a certificação dos produtos. A criação do banco de sementes básicas de leguminosas, para fins de adubação verde, é outra iniciativa de sucesso. Criado em 2007, já rendeu 16 toneladas de sementes.
O sistema de integração lavoura-pecuária-silvicultura oferece ao produtor rural melhores alternativas de renda graças à diversificação da produção no campo. Ele propõe a adoção de diferentes sistemas de produção florestal e agro-florestal em uma mesma área. É possível associar a extração de fibras e madeiras com sistemas produtivos de grãos, carne, leite e agroenergia.
Todos os produtos inseridos na produção sustentável são certificados por entidades credenciadas no Mapa e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A certificação garante a credibilidade do produto no mercado.

