São Paulo – A evolução dos maquinários agrícolas é o destaque na 22ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que começou nesta segunda-feira (27) e segue até sexta-feira em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. “De ano para ano, o setor se aprimora. Há uma grande evolução no setor de máquinas, implementos agrícolas e tratores”, declarou Fabio Meirelles, presidente da Agrishow. Para o executivo, o principal benefício dessa evolução tecnológica é que as máquinas “geram mais renda com menor custo”.
A Agrishow deste ano traz 800 marcas e espera mais de 160 mil visitantes. Entre os expositores há empresas de diversos segmentos, como agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), corretivos, fertilizantes, defensivos, equipamentos de segurança, equipamentos de irrigação, ferramentas, implementos e máquinas agrícolas, máquinas para construção, peças, autopeças, pneus, pecuária, produção de biodiesel, sacarias e embalagens, seguros, sementes, software e hardware, telas, arames, cercas, válvulas, bombas, motores e veículos (pick ups, caminhões e utilitários, além de aviões agrícolas).
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, como Michel Temer, vice-presidente da República; Kátia Abreu, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Aldo Rebelo, ministro de Ciência e Tecnologia, e Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo, entre outros.
Meireles não falou sobre números de perspectivas de negócios, mas afirmou que as expectativas das empresas participantes são favoráveis. “Amanhã vamos ver como os números estão evoluindo”, comentou. O executivo afirmou ainda que do governo o setor espera que não haja novos aumentos de juros.
Rodadas de negócios
Conforme noticiado pela ANBA, empresas da Argélia e do Egito participam das rodadas de negócios organizadas pelo Programa Brazil Machinery Solutions, que é uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) para promoção internacional do segmento.
Da Argélia vêm as empresas Sarl Zed Auto e Sarl Belarus, enquanto do Egito participam as companhias Mabrouk International Co. for Engineering Industry e Tanta Motors.
As rodadas acontecem na terça (28) e quarta-feira (29) com a participação de 29 empresas brasileiras. Além dos países árabes, participam importadores da Bélgica, Canadá, Cingapura, Estados Unidos, Filipinas e Tailândia.
Segundo informações da Abimaq, espera-se que os negócios fechados esta semana durante as rodadas possam superar os valores da última edição da feira. Em 2014, as empresas participantes das rodadas fecharam US$ 12 milhões em vendas durante dois dias de encontros.
Agrishow – 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Até 01º de maio de 2015
De segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Na Rodovia Antonio Duarte Nogueira Km 321, em Ribeirão Preto – São Paulo
Site: www.agrishow.com.br


