São Paulo – O Fórum Terraviva Novos Negócios reuniu executivas ligadas ao agronegócio para debater o setor nesta terça-feira (08), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e teve entre seus tópicos o papel das mulheres árabes na área. Além de estar na programação do canal Terra Viva, que pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, o evento foi transmitido ao vivo no Youtube.
Quem trouxe a realidade árabe para a discussão foi Alessandra Frisso (foto acima), presidente do Wahi – Mulheres que Inspiram, comitê feminino da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Frisso é também diretora da Câmara Árabe e da empresa H2R Pesquisas Avançadas. No fórum Terra Viva, a executiva falou que há oportunidades na inserção das mulheres no setor e que elas estão na liderança no agronegócio no Brasil e mundo árabe.
“Quando pensamos em países árabes estamos falando em 22 países, e em uma relação de fornecimento na qual somos importantes exportadores de alimentos para os países árabes e, em contrapartida, somos o segundo destino de vendas deles. E também é nosso objetivo inspirar as mulheres árabes e brasileiras para que elas se aproximem. E vemos aí uma oportunidade grande. Cada vez mais a gente vê a presença feminina dos dois lados, tanto de árabes quanto de brasileiros. Nós constatamos que a liderança das mulheres no agro é muito importante lá e aqui”, disse.
A jornalista Lilian Munhoz mediou o debate e lembrou do papel de instituições como a Câmara Árabe na ampliação da pauta de exportação brasileira. “A Câmara Árabe vem fazendo um trabalho importante de abertura de novos negócios”, afirmou a jornalista. Frisso lembrou que a instituição leva empresários e empresárias para eventos internacionais como a Gulfood, feira do setor de alimentos e bebidas que contou com estande da Câmara Árabe neste ano.
Outra participante, Sheilla Albuquerque, vice-presidente de Negócios da AgroGalaxy, disse que acredita na importância de o agronegócio brasileiro investir em uma transição para uma agricultura regenerativa, através de inovações como bioinsumos e outras técnicas. “Nesse momento em que estamos falando de fertilizantes, é tão importante fazer esse uso racional, utilizar somente ali onde é necessário”, disse Sheila Albuquerque. O AgroGalaxy é uma plataforma de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro.
Também falaram no fórum Fernanda Hoe, diretora geral da empresa de saúde animal Elanco, Cristina Gutierrez, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Maria Cristina Bertelli, diretora-executiva do Canal Terraviva, e Carla Freitas, presidente da organização Núcleo Feminino de Agronegócio. Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira dos Cafés Especiais (BSCA) e diretora-executiva eleita da Organização Internacional do Café (OIC), participou com mensagem em vídeo.