Geovana Pagel
São Paulo – Parte das 40 mil toneladas de maçãs que serão colhidas pela Agrícola Fraiburgo a partir de fevereiro de 2006, quando começa a próxima safra da fruta, poderá ser exportada para os Emirados Árabes Unidos. A empresa, com sede em Videira, Santa Catarina, está negociando a venda com um grande importador residente em Dubai. "Já enviamos fotos da plantação e estamos aguardando o começo do ano para fecharmos negócio", disse o assistente de comércio exterior, Edson Pierezan.
Esta não será a primeira exportação da Fraiburgo para Dubai. O importador árabe já comprou maçãs da companhia em 2002 e 2003. "O mercado árabe é muito exigente em relação à qualidade das frutas e como dependemos de condições climáticas favoráveis, não são todos os anos que as exportações para a região são possíveis", explicou Pierezan. "Eles procuram fruta de tamanho médio para grande e da variedade royal gala", contou.
Em 2002 a Fraiburgo também intermediou a negociação de uma exportação de pêras da Argentina para o importador árabe. De acordo com Pierezan, a meta da empresa para os próximos cinco anos é dobrar o volume de exportações, passando dos atuais 15% para 30% da produção. Para isso aposta no aumento das vendas para novos mercados, como o árabe. "É um mercado que nos interessa muito. É um mercado novo, com muito potencial, que compra e que paga. Nunca tivemos nenhum problema com as vendas realizadas para a região", afirmou.
Hoje a Europa é o principal importador da Fraiburgo. Inglaterra, Suécia, Espanha e França são os maiores compradores.
Perfil
A empresa produz, industrializa e comercializa maçãs cultivadas em pomares próprios em cerca de mil hectares, distribuídos em quatro municípios: Fraiburgo, Água Doce e Urupema, em Santa Catarina, e em Vacaria, no Rio Grande do Sul.
A Fraiburgo também industrializa outras variedades de frutas de clima temperado, como pêssego, ameixa e nectarina. O grupo gera 900 empregos diretos e durante os meses de safra, de fevereiro a junho, chega a criar 3 mil empregos.
A Agrícola Fraiburgo foi fundada em 27 de março de 1962, pelos franceses René e Arnoldo Frey, Gabriel e Henri Evrard e Albert Mahler, que tinham na época pequenos pomares de ameixas e uvas irrigadas.
A empresa foi a responsável pelo sucesso da introdução das principais variedades comerciais de maçãs no Brasil. As primeiras mudas da fruta chegaram ao país em 1963 e serviram como experimento, em áreas localizadas no município de Fraiburgo, até que ocorreu a definição das variedades mais apropriadas para o cultivo: gala, golden e a fuji.
Durante 12 anos a empresa investiu em pesquisas. Os resultados compilados ao longo dos anos foram cedidos para os órgãos de pesquisa oficiais brasileiros, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as diversas técnicas de manejo desenvolvidas pela Agrícola Fraiburgo se tornaram modelo no país.
Contato
www.agricolafraiburgo.com.br

