São Paulo – O setor agropecuário brasileiro deverá crescer 5,5% este ano. A previsão foi divulgada ontem (29) pelo Banco Central e faz parte do Relatório Trimestral de Inflação, que contém diversas estimativas sobre a economia do país. O número apresentado é meio ponto percentual maior do que o que constava da edição anterior do levantamento.
Se as expectativas se confirmarem, a agropecuária crescerá mais este ano do que do PIB brasileiro como um todo, já que a previsão do BC para o crescimento da economia é de 5%. Apesar do recrudescimento da crise financeira internacional, o banco revisou para cima, em 0,2 ponto percentual, a estimativa de aumento do PIB.
De acordo com o relatório, a revisão do desempenho do ramo agropecuário se deve ao aumento também das projeções do tamanho da safra agrícola pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo informações do Ministério da Agricultura, os últimos levantamentos indicaram, por exemplo, perspectivas de crescimento de 32,4% nas lavouras de trigo, de 28% nas de café e de 13% nas de milho.
O Banco Central elevou também a previsão de crescimento da indústria, de 5,3% para 5,5%, e do setor de serviços, de 4,4% para 4,5%.

