São Paulo – Em seu relatório mensal divulgado na sexta-feira (9), a Agência Internacional de Energia classificou o pré-sal do Brasil como a mais atraente descoberta de petróleo feita nos últimos tempos. A agência também destacou que ainda há necessidade de novos dados sobre a área do pré-sal para que se possa eliminar preocupações com a oferta futura do produto.
A AIE também revisou para baixo a oferta de petróleo do Brasil em 25 mil barris por dia em 2009 e em 45 mil barris por dia em 2010. A redução destes volumes deixaria a oferta do país em 2,51 milhões de barris diários este ano e 2,75 milhões de barris por dia no próximo ano.
O relatório destacou ainda que seria necessária a produção de mais 3,5 milhões de barris em escala global, todos os anos, para compensar o esgotamento das jazidas atualmente em atividade.
No entanto, a agência ressaltou a importância de descobertas feitas fora do âmbito da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE), que colaboram para equilibrar a diminuição da produção em outros países.

