Abu Dhabi – Centro de pesquisa e desenvolvimento da cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, assinou acordo com empresa global de agritech para promover a agricultura climática inteligente e acelerar soluções para a agricultura no deserto. Segundo informação da agência de notícias oficial dos Emirados Árabes Unidos, a Emirates News Agency (WAM), o acordo foi assinado entre o Silal’s Innovation Oasis (iO), centro local que atua com tecnologia agrícola, e a Square Roots, especializada em agricultura modular com clima controlado e sistemas de cultivo com inteligência artificial (IA).
De acordo com a WAM, a parceria representa um passo adiante nos esforços dos Emirados Árabes Unidos para fortalecer a segurança alimentar, aumentar a eficiência hídrica e construir um ecossistema de inovação agrícola de última geração. O acordo deve combinar a experiência do Oasis em agricultura no deserto com a liderança internacional da Square Roots no segmento em que ela atua.
Por meio da parceria, a Square Roots instalará no site da iO uma estrutura de pesquisa multizona, conectada à nuvem e operada por IA. A estrutura funcionará como um centro nacional de testes para acelerar inovações em agricultura indoor e em regiões desérticas, permitindo desenvolver de forma paralela experimentos com culturas adaptadas ao deserto, genética para baixa luminosidade, sistemas modulares de cultivo em ambientes controlados e tecnologias de IA generativa voltadas ao setor agrícola.
A colaboração também busca acelerar a comercialização de soluções agrícolas mais eficientes no uso de recursos para que sejam adotadas nos Emirados Árabes Unidos como um todo. Entre outras ações previstas, o programa de treinamento “Next-Gen Farmer Training Program”, da Square Roots, será adaptado ao contexto local, capacitando cientistas, agrônomos e produtores dos Emirados Árabes Unidos. Uma fazenda de pesquisa e desenvolvimento baseada na tecnologia da Square Roots será implantada no complexo Innovation Oasis para servir como plataforma para toda a colaboração.
Leia também:
Brasileira DUX é finalista da FinTech World Cup


