São Paulo – A música antiga e os instrumentos utilizados para tocá-la, como o alaúde árabe, serão tema de uma palestra nesta segunda-feira (05) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O professor e compositor Fernando Lewis de Mattos vai apresentar e falar sobre cinco tipos de instrumentos, a lira, que é grega, o setar, que é o alaúde persa, o oud, um alaúde árabe, e a cítola, uma guitarra medieval.
A exposição vai abordar a origem dos instrumentos de cordas pinçadas, nos quais a corda vibra ao ser tocada por dedos, palhetas ou outro objeto, e sobre os sistemas musicais de diferentes tradições antigas como Suméria, Grécia, Pérsia, Mundo Árabe e Bizâncio. Também haverá improvisação em cada tipo de música e instrumento abordados.
De acordo com a secretária do Conservatório de Música da UFPel, Eliane Brum Machado, o evento faz parte das comemorações dos 97 anos do Conservatório. A palestra começa às 19h e vai até 21h30 e nos seus últimos trinta minutos, os participantes que levarem seus próprios instrumentos serão convidados para tocar e improvisar com Mattos.
O palestrante é doutor em Composição e professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ele também é compositor e arranjador, tem participação em trilhas sonoras para teatro, vídeo e cinema e faz produção de material sonoro para exposições, atua em recitais solo, em grupos de câmara e orquestras. Mattos trabalha com música antiga e contemporânea com instrumentos de cordas pinçadas.
O curso é chamado de “Instrumentos de Cordas e o Improviso na Música Antiga” e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas. Quem não se inscreveu até a última sexta-feira (2), poderá ir diretamente no local da palestra e fazer a inscrição no momento. Mattos vai falar no Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel.
Serviço:
Palestra “Instrumentos de Cordas e o Improviso na Música Antiga” Dia 05 de outubro, das 19h às 21h30
No Auditório 2 do Centro de Artes da UFPel
Rua Álvaro Chaves, nº 65, Pelotas
Inscrições gratuitas


