Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – A empresa de alumínio canadense Alcan, em parceria com a Autoridade de Eletricidade e Água de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e a Oman Oil Company, petrolífera estatal de Omã, pretende construir uma fundição de alumínio em Sohar, Omã.
"O projeto dará à Alcan uma excelente oportunidade para melhorar sua posição como líder na produção barata de alumínio. A fundição utilizará a versão mais avançada de sua eficiente tecnologia de fundição", informou Cynthia Carrol, presidente da Alcan.
Segundo a agência de notícias Reuters, a Alcan terá 20% de participação nesta primeira fundição, com capacidade de processamento de 330 mil toneladas por ano, e terá a opção de aquisição de até 60% de uma segunda fundição com a mesma capacidade de processamento.
O projeto terá, a longo prazo, acesso a toda a infra-estrutura e combustível necessários para operar a fundição, e também uma geradora de energia específica a custos bastante competitivos. Os alvarás ambientais e para a construção da planta já foram aprovados.
Para a execução deste projeto, a empresa solicitou consultoria legal da White & Case, empresa de consultoria legal mundial, e consultoria financeira do Citigroup, o maior grupo mundial de consultoria financeira. Se tudo correr como previsto, a construção deve começar no segundo semestre de 2005 e produção no final de 2007.