São Paulo – Em visita oficial a Riad, na Arábia Saudita, realizada na segunda-feira (03), o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assinou um acordo com o ministro saudita da Defesa, Khalid bin Salman bin Abdulaziz. De acordo com informações da Vice-presidência, “um dos destaques da agenda” de Alckmin no país árabe foi a assinatura do Acordo de Cooperação em Defesa com Salman. Esse documento prevê o aprofundamento das relações entre Brasil e Arábia Saudita em áreas como indústria, logística e tecnologia.
A delegação que acompanhou Alckmin ao país árabe contou com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França; e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, além de instituições públicas e empresas.
Leia mais:
Empresas assinam protocolos na Arábia Saudita
Fávaro afirmou em uma das mesas redondas do encontro que o Brasil tem o compromisso de produzir sem desmatar e disse que existem, no país, oportunidades de investimento em conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas para garantir a produção “de excelência” da agropecuária brasileira.
Alckmin cita declaração de Lula em encontro
Alckmin, por sua vez, recordou declarações do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, de que a Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio. Lula esteve na Arábia Saudita no fim de 2023. A corrente de comércio entre os dois países soma cerca de US$ 7 bilhões e os investimentos recíprocos têm aumentado, informou a Vice-presidência.
Nesta passagem pela Arábia Saudita, a delegação brasileira assinou ainda outros três acordos de intenções. Um deles, para promoção de alimentos e bebidas brasileiros na rede hipermercados Lulu, uma das maiores do Oriente Médio, e outros dois protocolos de intenções para promoção de investimentos com empresas privadas. Nesta terça-feira (04), o vice-presidente brasileiro seguiu para a China, onde terá agenda de encontros com autoridades locais.