São Paulo – A mineradora saudita Saudi Arabian Mining Company (Maaden) assinou nesta semana um contrato de 40,5 bilhões de riais (US$ 10,8 bilhões) com a fabricante de alumínio Alcoa para a construção de um complexo industrial no país árabe. A informação foi divulgada pelo jornal saudita Arab News. O contrato foi assinado pelo presidente e CEO da Maaden, Abdallah Dabbagh, e pelo presidente e CO da Alcoa, Klous Kleinfeld , na sede da Maaden, em Riad, a capital saudita.
Após a cerimônia de assinatura, Dabbagh afirmou que a joint-venture vai fornecedor alumínio primário, alumina e produtos do alumínio aos mercados em expansão do Oriente Médio. Ele disse também projeto será implementado em duas fases: uma fundição e um laminador (equipamento para produção de chapas de alumínio), que deverão começar a produzir em 2013; e uma mina e uma refinaria, que devem entrar em operação em 2014. A Maaden terá 60% das ações da joint-venture, e o restante será dividido entre a Alcoa e suas companhias parceiras.
"A parceria da Alcoa agrega um valor enorme ao projeto, não só em termos de tecnologia, recursos e experiência, mas também pelo seu compromisso com a sustentabilidade, que já ficou comprovado", afirmou Dabbagh. Ele disse também que o projeto deverá transformar a Arábia Saudita em um grande pólo de produção de alumínio. "Vamos criar um complexo integrado de produção de alumínio que será o mais tecnologicamente avançado e econômico do mundo", disse Kleinfeld, da Alcoa.
O complexo industrial vai incluir uma fábrica de alumina com capacidade para 1,8 milhões de toneladas/ano e uma fundição de alumínio com capacidade para 250 mil a 460 mil toneladas/ano. A refinaria, a fundição e o laminador ficarão na zona industrial de Ras Az Zawr, no litoral leste do país árabe.
O complexo industrial vai utilizar geração de energia limpa e de baixo custo. O governo saudita deverá fornecer a infraestrutura, por meio da construção de um porto e linhas férreas. A bauxita (matéria-prima para a produção do alumínio) virá, de trem, de uma mina na localidade de Al-Baitha, no norte da Arábia Saudita.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

