São Paulo – Cabo Frio, cidade da região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, é um daqueles lugares que encanta pela beleza e diverte pela variedade de opções de lazer. Com 19 praias, o local oferece passeios de barco, restaurantes e lojas para aqueles que não dispensam boas compras. Além disso, também há construções de mais de 300 anos que ajudam a contar uma parte da história do município.
No centro de Cabo Frio, a Praia do Forte é a principal atração. De águas claras e areia branca, é o ponto que reúne mais turistas, atraídos por sua beleza, pelos diversos quiosques de comida e pela facilidade de acesso às dezenas de restaurantes e lojas em volta.
O nome da praia vem da presença do Forte São Mateus, uma construção do século 17, erguida pelos portugueses para proteger a cidade de ataques estrangeiros. No forte, ainda se encontram os canhões usados pelos soldados centenas de anos atrás.
Ainda no centro, outra atração histórica é o Convento Nossa Senhora dos Anjos, inaugurado em 1686. O local é um dos marcos da arquitetura colonial da cidade, abrigando ainda uma capela, um cemitério e o Museu de Arte Sacra, com imagens barrocas dos séculos 16 e 17 em terracota e madeira.
Um pouco mais afastadas estão a Praia do Peró e a Praia das Conchas. De águas claras e calmas, as duas são boas opções para quem quer aproveitar a natureza de Cabo Frio sem enfrentar a badalação da Praia do Forte.
Já quem quer conhecer o máximo de praias possível e com boa comodidade, pode aproveitar as várias opções de passeios de barco, que passam também por lugares como a Ilha do Japonês e a Praia Brava, usada para a prática do naturismo.
Antes ou depois de curtir uma boa praia, as compras estão garantidas na Rua dos Biquínis. Localizada no bairro da Gamboa, o local reúne mais de uma dezena de lojas que vendem roupas de banho de excelente qualidade a preços que chegam a metade dos valores cobrados em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.
A arte também não fica de fora de um bom roteiro em Cabo Frio. Uma visita à Casa-Ateliê Carlos Scliar é essencial para quem gosta de pintura. O local expõe obras deste artista que, entre outras coisas, foi desenhista, gravurista, pintor e ilustrador. Gaúcho de nascimento, Scliar viveu boa parte de sua vida na cidade fluminense.
A noite de Cabo Frio gira em torno do Boulevard Canal. Às margens do Canal Itajurú, o local é o principal ponto gastronômico do município, contando com restaurantes de comida brasileira, italiana, japonesa e francesa. As sorveterias e bares do Boulevard também são boas alternativas para os turistas. Durante um passeio no canal, é possível observar ainda as belas lanchas guardadas na marina da cidade.
Para os turistas que gostam de visitar mais de uma cidade, vale a pena dar uma passada em Búzios, que fica a apenas 40 minutos de Cabo Frio. O município é um das mais visitados pelos turistas que vão à Região dos Lagos, atraídos por praias lindíssimas e pela badalação da região da Rua das Pedras, com lojas de grifes famosas e restaurantes finos.
A cidade também ficou famosa por ser “queridinha” da atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou por diversas vezes na década de 60. Sua preferência pela cidade rendeu-lhe uma homenagem da prefeitura, que mandou construir uma estátua de bronze sua em tamanho real. A obra está exposta até hoje, no lugar conhecido como “Orla Bardot”. O único cinema da cidade também leva o nome da atriz francesa.
Serviço:
Onde ficar:
Pousada Águas do Forte
Rua Ismar Gomes de Azedo, 19
Praia do Forte
Telefone: (22) 2643-4379
Onde comer:
Restaurante Tia Maluca (frutos do mar)
Av. dos Pescadores, 102 – Centro
Telefone: (22) 2647-4158
O que visitar:
Museu de Arte Sacra
Largo de Santo Antônio, s/n,
Horários de visita sob consulta
Telefone: (22) 2643-6898
Casa Ateliê Carlos Scliar
Rua Marechal Floriano, 253/265
Aberta de segunda a domingo, das 16h às 21h
Telefone: (22) 2643-0562


