São Paulo – O ministro do Planejamento e da Cooperação Internacional da Jordânia, Imad Fakhoury, disse que a Alemanha aprovou 272,7 milhões de euros em ajuda financeira à nação árabe para 2016, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (03) pela agência de notícias jordaniana Petra.
Segundo o ministro, trata-se da maior quantia já repassada em apoio financeiro pelo país europeu à Jordânia em um único ano. Para se ter uma ideia, no período de 2012 a 2015 os alemães emprestaram 395,45 milhões de euros.
Fakhoury acrescentou que parte significativa dos recursos será destinada a programas prioritários de desenvolvimento e ao plano jordaniano de resposta à crise síria 2016-2018. A Jordânia é um dos países que mais recebem refugiados da guerra civil na Síria. São cerca de 1,3 milhão de pessoas. O dinheiro irá auxiliar as comunidades que abrigam estes asilados e a área de educação, informa a Petra.
O montante será dividido em 146 milhões de euros em empréstimos e 56,7 milhões de euros em apoio técnico. Nas comunidades que recebem refugiados, projetos prioritários incluem abastecimento de água e saneamento, construção de escolas e fornecimento de energia, além de programas que gerem oportunidades econômicas. Os demais 70 milhões de euros serão repassados pelo Banco de Desenvolvimento Alemão na forma de crédito a juros baixos.
As negociações entre jordanianos e alemães nesta área terminaram no final da semana passada e contaram com representantes de ministérios como os de Planejamento, Trabalho, Educação e Recursos Hídricos da nação árabe.


