Da Agência Brasil
Brasília – O líder do PT na Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (BA), informou há pouco que o presidente interino, José Alencar, irá promover reunião nesta manhã para tratar da edição da Medida Provisória (MP), que trata da liberação do plantio e comércio da soja transgênica no Rio Grande do Sul.
O parlamentar manifestou-se contrariamente à medida, mas disse que o encontro vai servir para definir as bases da edição da MP. José Alencar deveria ter assinado a MP ontem, mas hesitou, por dúvidas sobre as conseqüências da medida.
Ontem, de Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, evitou polemizar sobre o atraso. "Ele é o presidente em exercício. Eu estou a 8 mil quilômetros e ele sabe o que fazer. Como estou fora do Brasil, o governo tem instruções para tratar desse assunto", disse.
"O que estamos discutindo é um debate bastante concreto e real, não estamos definindo a questão da transgenia, mas o plantio deste ano", explicou o presidente, em referência à polêmica em torno do plantio da soja Roundup Ready, patenteada pela multinacional Monsanto.
No Rio Grande do Sul, onde essa variedade é mais difundida no Brasil, a semeadura ocorre em outubro, e os agricultores aguardam ansiosos pela decisão do governo.