Randa Achmawi
Cairo – A quinta edição do Festival internacional da Canção Mediterrânea de Alexandria começou ontem (24) na cidade egípcia com artistas nacionais e também de países como Estados Unidos, Canadá, China e Índia. O evento segue até sexta-feira (27). "Cinco anos após a sua criação, em 2002, nosso festival se impõe como evento artístico, cultural e caritativo e continua a atrair grande interesse por parte do público" diz Amal Abdel Salam, porta voz do festival.
Segundo ela, o evento mantém o caráter mediterrâneo, mas desde a sua terceira edição tem as portas abertas para participantes do mundo inteiro. O objetivo principal do festival é criar um espaço para o intercâmbio musical inter-cultural que possa enriquecer não somente os espectadores, mas também os próprios participantes, segundo Amal.
Para isso, 44 canções que foram selecionadas por um comitê de profissionais da área que trabalha desde janeiro de 2007, estarão competindo para receber o primeiro e o segundo lugares, além do Prêmio Especial do Festival. Este último recebeu o nome do intérprete e compositor egípcio Mohamed Abdel Wahab.
De agora em diante, segundo Amal, cada uma das edições do evento deverá ser dedicada ao nome de um artista ou criador diferente que tenha contribuído para enriquecer o patrimônio musical não somente árabe ou mediterrâneo, mas de todo o mundo.
Durante o festival também ocorrerão concertos ao ar livre em localidades importantes de Alexandria como o Teatro Sayed Darwich, a Citadella de QaitBay e o Salamlik nos Jardins de Al Montaza. Os organizadores deverão dedicar as receita a fins caritativos. "Esperamos assim também poder proporcional um auxilio às crianças necessitadas da cidade de Alexandria", conclui a porta-voz do evento.

