São Paulo – Duas empresas da Paraíba começaram ontem (10) a exportar roupas de algodão naturalmente colorido para o Japão, atendendo a pedidos feitos durante uma feira de moda em Paris. A informação é da Agência Sebrae. As vendas foram realizadas pela empresária Francisca Vieira e pela marca The Cotton.
De acordo com a Agência Sebrae, foram encomendadas 500 peças, a maioria vestidos, no total de US$ 50 mil. Os produtos serão comercializados em uma rede de roupas femininas de Tóquio. Após essa primeira entrega as vendas deverão prosseguir, segundo a agência.
Além do Japão, Francisca Vieira e as grifes Rubra Rosa e Maria Chick fecharam um outro contato, no valor de US$ 10 mil, com a marca O Açude, de Portugal. O pedido inclui saias, vestidos, blusas, shorts e calças. Nesse caso, a encomenda foi feita durante a Semana Internacional de Moda de Madri, na Espanha.
O algodão colorido foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Nessa variedade a fibra já nasce com os tons que serão utilizados na confecção final, evitando a necessidade de tingimento.
A Embrapa utilizou métodos de melhoramento genético para a obtenção do algodão colorido e já lançou no mercado cultivares nas cores marrom, verde, safira e rubi.

