Isaura Daniel
São Paulo – O algodão egípcio está na cama, no banheiro, no guarda-roupa dos brasileiros. Em uma rápida vasculhada pelo varejo nacional é possível descobrir que o produto, que será tema de uma exposição promovida pelo escritório comercial do Egito em São Paulo a partir de amanhã (28), é matéria-prima para artigos como tolhas e lençóis e até para meias, colchões e linhas no Brasil.
O grande reinado do algodão egípcio no país, no entanto, está nas lojas de luxo de cama, mesa e banho. A Zêlo, rede de varejo brasileiro que trabalha com o público A e B, é uma das empresas que vende produtos de algodão egípcio. Nas lojas da Zêlo, os fios do algodão cultivado no país árabe estão em mercadorias como a linha de banho da marca Buddemeyer, jogos de banho da coleção Alexandre Herchcovitch e também em lençóis e edredons das linhas Alexandre Herchcovitch e Hotel.
"O algodão egípcio já tem um conceito de alta qualidade. Quando você afirma que o algodão é egípcio, o produto ganha status", diz o diretor da Zêlo, Mauro Razuk. Os artigos que levam o fio são consumidos pelo público de classe A que freqüenta a loja. Eles representam em torno de 1% a 2% do volume de vendas da rede, de acordo com o executivo.
Os produtos são feitos com tecidos que têm entre 200 e 400 fios. O mais caro é um jogo de cama de 400 fios que custa R$ 420. Como a fibra do algodão é longa, é possível fazer fios mais finos e mais resistentes, o que torna o tecido mais macio. A Zêlo tem fábrica em São Paulo e, para confeccionar os produtos de linha própria que levam fio egípcio, compra o tecido de importadores ou de indústrias nacionais que trabalham com a matéria-prima egípcia.
Um grupo de profissionais da Zêlo vai visitar a Exposição Algodão Egípcio que ocorrerá no Espaço Câmara Árabe, localizado junto à sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em São Paulo. O encontro começa amanhã e vai até sexta-feira. De acordo com a designer da Zêlo, Luciana Arantes, a visita da empresa à exposição será feita com a intenção de obter informações sobre preços e para conhecer os produtos.
Retomada
A fábrica de tecidos Têxtil Internacional também vai enviar seus profissionais para ver mais de perto o famoso algodão do Egito. A Têxtil é uma malharia que produz tecidos de algodão e viscose. De acordo com a designer Zita Roncaglio, a companhia já usou fios de algodão egípcio para fabricar seus tecidos por uns cinco anos, mas interrompeu o processo há cerca de dois anos. "Queremos avaliar se há possibilidade de retomar", diz Zita.
A Têxtil Internacional comprava os fios de uma empresa italiana, a Legnano. A empresa continua trabalhando com algodão nobre, mas no momento eles são adquiridos no Brasil. A companhia é fornecedora de grandes grifes nacionais da área de confecções. Também exporta os tecidos para a Argentina.
Exposição
Na exposição, um grupo de 15 fornecedores egípcios estará representado. Serão apresentados produtos da cadeia como as fibras, o algodão do tipo Giza de fibra longa e extra-longa, fios 100% algodão, tecidos crus e tingidos, e também confecções como lençóis, toalhas e camisas sociais. As empresas serão representadas pelo escritório comercial do Egito, pela Lotas Comércio Exterior e por representantes diretos.
Os fornecedores são Modern Nile Cotton Co., Misr Cotton Export Company, Deltatex Spinning & Weaving Co., Alexandria Spinning & Weaving Co., Miratex Textile Company, Misr Spinning & Weaving Co., Unirab Polvara Spinning & Weaving Co., Nasgeyat for Trade & Industry, Happitex BDR City, Egyptian Terry Towels, Egyptian Germmany Co., Happytex-Royal, Luxor Company, El Nile Co. e Yasmina Company.
Atualmente, além do segmento de cama e banho, o algodão egípcio também está em outros segmentos no Brasil. A empresa Selene, por exemplo, fabrica meias masculinas com algodão egípcio. Também a Ortobom vende colchões revestidos de tecido de algodão egípcio. A Círculo fabrica linhas a partir de algodão egípcio.
Serviço
Exposição do Algodão Egípcio
Programação
28/09 das 10 às 12 horas – abertura
28/09 das 12 às 18 horas – exposição
29/09 das 10 às 18 horas – exposição
30/09 das 10 às 16 horas – exposição
30/09 das 16 às 17 horas – encerramento
Local
Espaço Câmara Árabe
Avenida Paulista, 326, 11° andar
Informações
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Departamento de Marketing
Tel: +55 (11) 3283-4066
E-mail: marketing@ccab.org.br
Site: www.ccab.org.br

