Dubai – Biscoitos, macarrão, café, feijão e outros alimentos viraram arte nas mãos do arquiteto e fotografo brasileiro Willian Kass durante a feira Gulfood. Quem visitar o pavilhão do Brasil no evento que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, poderá ver 20 maquetes de temas variados feitas por ele com comida.
Formado em arquitetura e trabalhando com fotografia de produtos para publicidade, Kass começou a montar as maquetes de alimentos com o objetivo de fotografa-las. Seu foco eram as imagens e não as obras em si. No entanto, ao postar as fotos nas redes sociais, as maquetes começaram a fazer sucesso.
“Fui tirando fotos e divulgando meus trabalhos nas redes sociais, inclusive o Instagram. Foi aí que eles me encontraram. Hoje, eu tenho bastante seguidores [na rede]”, explica. Quando diz “eles”, Kass se refere a representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A entidade é responsável pelo pavilhão do Brasil na mostra e foi ela que fez o convite para Kass montar as maquetes na Gulfood.
Ele revela que todos os produtos usados nas maquetes são das empresas nacionais que expõem no evento. O artista conta que levou dez horas para montar todas as maquetes, que foram criadas no último sábado, um dia antes da abertura do evento.
De todas, a que mais deu trabalho foi a reprodução do Burj Khalifa, famoso arranha-céu de Dubai com 828 metros de altura. Esta foi a única maquete que não foi montada no local. “O Burj Khalifa eu fiz antes, no Brasil. Fui colando palito por palito de espaguete. Fiquei um dia colando”, revelou.
Kass, que é descendente de famílias da Síria e da Turquia, já sente a repercussão de seu trabalho em Dubai. “Aqui na feira, desde a montagem até hoje (segunda-feira, 09), tem muita gente que vem falar que está muito bonito, dar os parabéns, tanto brasileiros como estrangeiros”, conta, acrescentando que gostaria de fazer novas exposições no emirado.


