Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A São Paulo Alpargatas, uma das maiores fábricas brasileiras de calçados, pretende triplicar o seu volume de exportações para o mercado árabe até 2009. A empresa vende atualmente entre 10 mil e 15 mil pares de calçados por mês para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Tunísia, Marrocos, Egito, Omã, Kuwait, Bahrein, Síria, Líbano e Líbia. De acordo com informações da empresa, os principais produtos da Alpargatas vendidos no mundo árabe são as sandálias da marca Havaianas.
Para aumentar as suas vendas na região, a Alpargatas fechou recentemente contrato com um novo distribuidor exclusivo para Emirados, Catar, Omã, Kuwait e Bahrein. A empresa se chama Hamac Trading e tem sede em Dubai, nos Emirados. Antes de fechar a parceria, a Alpargatas tinha contrato exclusivo com outra distribuidora para a região. De acordo com informações dadas à ANBA pela empresa, os consumidores da Alpargatas, no mundo árabe, são pessoas de classe média e alta, além de turistas.
"O mercado árabe é muito forte para marcas conceituadas internacionalmente. Os árabes têm um bom poder aquisitivo, são exigentes com a qualidade dos produtos e gostam de fazer compras nos shopping centers e centros comerciais. Além disso, eles viajam muito e vêem vitrines e ações de marketing que realizamos mundo afora, o que mostra a seriedade e o cuidado que temos ao trabalhar a marca, gerando grande credibilidade, o que por sinal, são valores fortemente considerados pelo árabe na hora da compra", informou a empresa à reportagem da ANBA.
De acordo com a Alpargatas, a identidade que os árabes têm com o Brasil também ajuda no desempenho dos produtos da indústria na região. Isso, aliado aos demais fatores citados acima, embasam a previsão da companhia brasileira de crescimento para o mercado árabe. "Temos um cenário a nosso favor que mostra uma grande oportunidade de crescimento", afirmou a Alpargatas por e-mail à ANBA. A indústria exportou no ano passado 17 milhões de Havaianas. Isso significa cerca de 10% da capacidade de produção de sandálias da marca, que é de 175 milhões de pares por ano.
A Alpargatas tem uma unidade produtiva destinada exclusivamente à produção das Havaianas. Além dela, a companhia tem sete unidades que fabricam os demais produtos, como os calçados esportivos Mizuno, Rainha, Topper, Timberland, Bamba, Conga, Kichute, as botas Sete Léguas e as lonas Locomotiva. A empresa é controlada pelo grupo Camargo Corrêa e tem 14 mil funcionários. A Alpargatas é líder no Brasil no mercado de calçados e artigos esportivos.
Dona da Havaianas
A Havaianas, fabricada pela companhia, é a sandália mais vendida no país, com 80% de participação no mercado. De acordo com a empresa, ela é também a sandália mais vendida no mundo. A marca é comercializada atualmente em 80 países. Neste ano, a São Paulo Alpargatas completou cem anos de existência. Ela foi aberta em 1907 no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, pelo empresário escocês Robert Fraser e um grupo inglês com o nome de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados. Na década de 40 a empresa recebeu o nome de São Paulo Alpargatas, que perdura até hoje.
A companhia lançou no país ícones históricos da moda brasileira como o tecido Brim Coringa, usado para fazer calças jeans, e os tênis Conga, febre entre os colegiais entre os anos 70 e 80. As sandálias Havaianas, também fenômeno de vendas, foram lançadas na década de 60. Na década de 80, a empresa também colocou no mercado os chinelos Samoa, que conquistaram fama rapidamente. A Alpargatas também possui as redes de lojas de calçados e artigos esportivos das marcas Meggashop e Timberland.
Contato
Alpargatas
Telefone: +55 (11) 3847-7322
Site: www.alpargatas.com.br

