Da redação
São Paulo – A empresa Alstom vai instalar uma unidade de soluções ambientais para mineradoras e siderúrgias na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A empresa assinou hoje (13) um protocolo de intenções para a instalação da unidade com o governo do estado.
A Alstom, que é multinacional, é conhecida por sua atuação nos segmentos de energia e transporte. Com investimentos de R$ 40 milhões ao longo de três anos, a Alstom vai implantar um escritório de engenharia que desenvolverá projetos ambientais, como tratamento de ar e água, para indústrias de extração mineral e transformação.
Como os trabalhos na área são bastante específicos, a empresa optou por não instalar, no primeiro momento, uma planta industrial. O desenvolvimento dos itens dos projetos ficará sob a responsabilidade de empresas terceirizadas. O novo empreendimento deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos.
Um dos atrativos para atuar em Minas Gerais, segundo representantes da empresa, são os projetos de instalação de indústrias siderúrgicas programados para os próximos anos. "É muito interessante para a Alstom atuar no setor de meio ambiente nesse momento", afirmou o diretor-geral da Alstom, José Carlos Dias Almeida.
Perfil
A Alstom, de origem francesa, começou a atuar no Brasil em 1995, a principio na área de sinalização metro-ferroviária, quando comprou a empresa CMW Equipamentos, fabricante de sinalizadores ferroviários. Em seguida, a Alstom também viu oportunidades para começar a atuar em outras áreas no setor ferroviário, como a fabricação de vagões para metrô no Brasil.
Atualmente, a empresa tem uma capacidade de produção de 300 vagões por ano e exporta 80% da produção de material rodante e 40% da produção de sinalizadores ferroviários. Ela produz também centros de controle operacional e faz manutenção e modernização de vagões e locomotivas. A empresa também atua há 50 anos no setor de energia pesada.

