Dubai – A tendência de crescimento econômico e demográfico da população muçulmana tem elevado as perspectivas do mercado halal no mundo. O selo, que certifica que um produto é próprio para o consumo de muçulmanos, foi tema do workshop “Como o halal vai impulsionar a internacionalização de sua marca”, em Dubai nesta terça-feira (21).
Um dos palestrantes no evento, Tomás Guerrero, diretor do Halal Trade and Marketing Centre, explicou o funcionamento do sistema halal e apontou pontos que estimulam o crescimento do setor. “Um dos fatores é o crescimento demográfico entre os muçulmanos. No GCC [Conselho de Cooperação do Golfo], por exemplo, essa população vai crescer também. Outro ponto é o crescimento econômico de nações com economias emergentes [de maioria muçulmana] acima da média mundial”, explicou ele.
O workshop faz parte do Projeto Halal do Brasil, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além do workshop, a agenda que segue em paralelo a feira de alimentos Gulfood também incluiu um coquetel de networking.
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Abrindo o evento, o secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour lembrou, ainda, a importância de ampliar o alcance do halal no Brasil para além de proteínas, onde o País já é o principal produtor e exportador do mundo. A gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares, também falou na abertura, enquanto Rafael Solimeo, diretor do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, concluiu o evento.
Para Ashraf El Tanbouly, CEO da Islamic Chamber Of Halal Services (ICHS), o setor de halal é grande e ainda guarda boas oportunidades. “É um mercado aberto a todos. E, por isso, é muito importante reunir os produtores e os traders, para que eles conheçam uns aos outros”, afirmou ele.
Também falaram no workshop, os representantes do comitê halal da Câmara Árabe, Ahmad Saifi, da certificadora Cdial Halal, e Dib Tarras, da Fambras Halala. O comitê foi inaugurado neste mês e será um think tank sobre o mercado, com objetivo de gerar conteúdos e ajudar a disseminar conhecimento sobre os aspectos técnicos e mercadológicos do halal.
Saifi ressaltou o momento propício de início do projeto Halal do Brasil. “O País se consolidou. Mas o mercado está crescendo e não podemos dormir no ponto. Temos que garantir nosso mercado como maior, mas também o mais completo e mais bem feito”, apontou ele.
Já Tarras destacou que os produtos halal são relevantes tanto no varejo quanto na indústria. “Toda cadeia produtiva cresce e se desenvolve através do halal. O mercado halal é pujante, até mesmo em países mais novos no setor, como os Estados Unidos”, disse.
Para Alan Oliveira, fundador da Pantanal Trading, que esteve no evento, as informações ajudaram a confirmar a importância de participar deste mercado. “Nós produzimos no Brasil itens como cosméticos, café e frutas. Com esses detalhes, nós da Pantanal vamos com certeza mudar alguns processos”, afirmou ele.