São Paulo – A Altenburg, fabricante de produtos para cama e banho, já exportou seus produtos para o mundo árabe e quer vender novamente para a região. A empresa, que tem sede na cidade catarinense de Blumenau, fez, desde os anos 2000, algumas exportações para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, mas este ano não chegou a ter envios para estas nações. "Estamos buscando constantemente efetivar operações com estes mercados", disse o gerente comercial de exportação da Altenburg, Rafael Schatz da Silva.
De acordo com Silva, as vendas feitas para o mundo árabe foram pequenas e tiveram como destino tanto distribuidores como varejistas da região. A Altenburg fabrica edredons, jogos de roupas de cama, colchas, travesseiros, protetores de colchão e travesseiro, almofadas, toalhas de banho e rosto. Para o Oriente Médio sempre vendeu a linha de cama. “Os produtos sofrem algumas modificações no que tange a medidas. Mas em geral, o design das nossas coleções é apreciado pelo mercado comprador”, disse o executivo.
A Altenburg é líder no mercado nacional de travesseiros, com distribuição e venda de um milhão de unidades ao mês, além de ser reconhecida pelos consumidores brasileiros pelos seus produtos de qualidade para cama e banho. A empresa foi criada em 1922, mas as exportações começaram no final dos anos 1980. Atualmente, as exportações vão para toda a América Latina, além de alguns países da África, principalmente do sul do continente. Também há vendas esporádicas para a Europa e os Estados Unidos.
No ano passado, as exportações representaram 6% do faturamento da empresa. Para este ano a meta era de crescimento. “Mas devido às restrições de importações da Argentina, a meta para o crescimento no ano, nas exportações, poderá ficar comprometida. Apesar de crescermos em vários mercados, a queda das exportações para a Argentina, devido às restrições do país, impactará no resultado global”, disse Silva, sem citar volumes.
A produção, porém, deve avançar em 2012. “A empresa busca alcançar sua meta de crescimento traçada e para isso está investindo sempre em novos produtos, com apelo de conforto e design, que é justamente o que o mercado pede hoje. As coleções sustentáveis, com produtos feitos a partir de fibras ou fios de garrafa PET, e também os produtos confeccionados sem a utilização de alvejantes químicos são cada vez mais prestigiados pelo consumidor”, conta o gerente.
As classe A e B formam o principal público consumidor da Altenburg. Os produtos são feitos de algodão, além de fibras de poliéster para enchimento. Além de duas unidades fabris, uma na sede, em Blumenau, e outra em Aracaju, em Sergipe, a empresa tem cinco lojas próprias, duas no estado de Santa Catarina, em Blumenau e Balneário Camboriu, e três em São Paulo.
A Altenburg é uma companhia familiar, de propriedade dos Altenburg, e a sua gestão está atualmente na terceira geração. Ela foi criada por Johanna Altenburg, há 90 anos, que era viúva e começou as atividades fazendo acolchoados em algodão, pluma, lã de carneiro e penas. O trabalho de Johanna deu origem à fábrica inicialmente chamada de Acolchoados Arno Altenburg. Os esforços pela qualidade e aumento de mix de produtos deram reconhecimento para a empresa no mercado nacional e internacional.
Contato
Altenburg
Telefone: + 55 (47) 3331-1588
Site: www.altenburg.com.br

