Agência Brasil
Brasília – Representantes de 19 países da América Latina estão discutindo desde ontem (2) experiências para mudar o grau de confiança dos cidadãos em relação aos governos. Eles participam do Fórum Regional Reinvenção do Governo na América Latina, onde irão debater como mudar a governança e fortalecer a capacidade do estado nos países latino-americanos para melhorar a vida da população.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que participou da abertura do fórum, disse que a melhoria da confiança dos governos tem que ser buscada constantemente, mas destacou que isso não ocorre facilmente, "mas na medida em que se aprofunda a democracia, a participação social e o acesso das pessoas à informação".
Bernardo disse que os países do América Latina estão vivendo um momento particularmente positivo, visto que em pouco mais de um ano foram realizadas e concluídas, de forma democrática, 12 eleições no países vizinhos. "Nossa região, nós últimos anos logrou avanços expressivo".
Esse fórum é uma das oito etapas preparatórias que estão sendo feitas ao redor do mundo para o 7º Fórum Global, que será realizado em Viena, na Áustria, entre os dias 26 e 29 de junho deste ano. Nesse fórum, os países tratarão da construção da confiança no governo.
Segundo o Ministério do Planejamento, mais de 300 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros devem participar do Fórum Regional, que segue até amanhã (4). Participam Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras,México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

