São Paulo – A América Latina e o Oriente Médio puxaram o crescimento do tráfego aéreo em dezembro de 2010. De acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (01) pelo Airports Council International (ACI), entidade que reúne empresas de administração aeroportuária de todo o mundo, o movimento de passageiros na América Latina aumentou 9,1% em comparação com dezembro de 2009. No Oriente Médio, o avanço foi de 8,7%.
O Brasil foi destaque na América Latina, com aumento de 18% no tráfego no aeroporto de Brasília, 16,6% em São Paulo e 15,3% no Rio de Janeiro. No Oriente Médio, os aeroportos com maior crescimento no trânsito de passageiros foram os de Dubai (11,6%), Abu Dhabi (10,9%) e Mascate, capital de Omã, com 18,2%.
No total, o tráfego de passageiros ao redor do mundo aumentou 4% em dezembro em comparação com o mesmo mês de 2009. No acumulado do ano passado, o movimento cresceu 6%, com 7% de avanço nos voos internacionais e de 5% nas rotas domésticas. No final de 2010, a diretora geral do ACI, Angela Gittens, estimava um crescimento anual de 7% na movimentação geral.
De acordo com o diretor da área econômica do ACI, Andreas Schimm, 2010 será um ano a ser lembrado pela aviação civil. “Houve uma recuperação muito mais rápida do que a esperada. O crescimento de 6% levou o setor bem além dos resultados pré-crise”, disse ele, segundo nota da entidade.
O executivo acrescentou, porém, que a aviação tem que “permanecer vigilante” para acontecimentos além da crise que afetam o setor, como a instabilidade política na Tunísia e no Egito, dois grandes destinos turísticos. Em dezembro, por exemplo, o Egito foi um dos destaques de crescimento de tráfego de passageiros entre os países da África.

