Isaura Daniel*
São Paulo – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, chega hoje (17) ao Oriente Médio e vai visitar 10 países árabes até o dia 26. Às 18 horas (14 horas em Brasília) ele terá um encontro com o novo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
De acordo com o embaixador da Palestina em Brasília, Musa Odeh, no encontro com Abbas, o chanceler brasileiro vai tratar da cúpula dos países sul-americanos e árabes, prevista para ocorrer em maio no Brasil, e das relações comerciais entre a Palestina e o Brasil.
Amorim, que estava acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Suriname, desembarca no começo da manhã em Amã, na Jordânia, e será recebido pelo ministro de Relações Exteriores, Hani Mulki. No final da manhã ele segue por terra até Ramallah, onde terá também reuniões com o primeiro-ministro palestino, Ahmed Qorei, e com o chanceler Nabil Shaath. Ele vai conversar também sobre o processo de paz na região.
O encontro com Abbas é o último programado para o dia. Segundo Odeh, Amorim será convidado para levar flores até o túmulo do ex-presidente da ANP, Yasser Arafat, morto em novembro do ano passado.
Assim como na Palestina, também nos demais países árabes que Amorim vai visitar, a Cúpula e as relações comerciais serão o tema central, de acordo com informações do Itamaraty.
Depois de visitar a Palestina, Amorim volta para Amã, na sexta-feira, de onde parte para Beirute, no Líbano. No sábado o ministro viaja para Damasco, na Síria, e domingo estará em Jeddah e Riad, na Arábia Saudita. Amorim ainda visita Omã, Catar, Kuwait, Tunísia e Argélia. Em cada um dos países, o diplomata se encontra com os seus colegas chanceleres e outras autoridades locais.
Missão
Amorim também vai participar das atividades da missão comercial brasileira que estará na Arábia Saudita e no Kuwait entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Durante os quatro dias serão promovidos seminários e rodadas de negócios entre empresas brasileiras e árabes. Mais de 20 companhias, instituições financeiras e entidades setoriais estão inscritas para integrar a missão. Amorim vai estar com a delegação nos dias 21, na Arábia Saudita, e no dia 23, no Kuwait, quando ocorrerá a abertura das atividades da delegação em cada um dos países.
Entre as empresas e instituições que vão integrar a missão estão Vale do Rio Doce, Embraer, Avibras, Petrobras, Comex, Banco do Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). Os encontros de negócios serão abertos com seminários, nos quais lideranças setoriais e governamentais brasileiras vão falar sobre oportunidades de negócios entre o Brasil e dos dois países. As empresas interessadas também poderão visitar fábricas e distribuidores locais.
A intenção do governo brasileiro, com a missão, é apresentar o Brasil para sauditas e kuwaitianos e aumentar as relações comerciais entre o país e a região. Além de chefiar a missão, Amorim também vai participar de um seminário, no domingo, um dia antes da programação oficial da missão, na Arábia Saudita. O chanceler brasileiro vai falar sobre a política externa nacional no 6º Fórum Econômico de Jeddah.
*Colaborou Marina Sarruf

